Uai Entretenimento

Festival de Arte para as Infâncias ocupa 10 espaços de Belo Horizonte

A partir de domingo (14), BH recebe o Festival Nacional de Arte para as Infâncias (Fenapi). Artistas mineiros, pernambucanos, gaúchos, fluminenses, cariocas e paulistas vão ocupar 10 espaços da capital com 13 apresentações cênicas. Até 21 de abril, o público poderá conferir performances, peças e espetáculos de dança. A promoção é do grupo mineiro Insensata Cia. de Teatro, que comemora seus 10 anos.

Brenda Campos, idealizadora do evento, explica que o conceito de infâncias transcende à idade. Remete não apenas às crianças, mas às várias fases da vida do ser humano. Por sua vez, Carol Fescina, curadora do Fenapi, compara o festival a um democrático quintal, espaço aberto a encontros e a construções coletivas.

Além de espetáculos, o Fenapi vai discutir linguagens e projetos voltados para as infâncias. Um dos convidados será o jornalista e dramaturgo Dib Carneiro Neto, que abordará o tema “Valorizando a imaginação”.
Ele comanda o 'Pecinha É a Vovozinha', portal de notícias sobre teatro infantil.

Domingo (14), na Praça da Liberdade, o festival será aberto com duas ações: Intermitentes ou vai e vem, do grupo Teatro & Cidade, e Memórias de um quintal, da Insensata, respectivamente, às 17h e às 18h.

Serão ministradas as oficinas “Jogos teatrais com objetos”, por Henrique Sichtin (Cia. Truks), e “Cbtij, Assitej e Ityarn: instituições de fomento ao teatro para crianças e jovens”, por Paulo Merisio (Trupe de Truões). Inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira (12) pelo e-mail producao.fenapi@gmail.com.


PROGRAMAÇÃO

ESPETÁCULOS

Domingo (14)
Intermitentes ou vai e vem. Com Teatro & Cidade. Às 17h, na Praça da Liberdade
Memórias de um quintal. Com Insensata Cia. de Teatro.
Às 18h, na Praça da Liberdade, Funcionários

Segunda-feira (15)
Desenho. Com Margô Assis e Eugênio Paccelli Horta. Às 14h30, na Sala Paula Lima do Teatro Universitário UFMG. Av. Antônio Carlos, 6.627, Câmpus Pampulha

Terça-feira (16)
Procurando firme. Com Coletivo Aberto. Às 14h30, no Grande Teatro do Sesc Palladium. Rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro

.
QUINTAL
Espaço aberto para brincadeiras, jogos e troca de ideias. Domingo (14), às 19h, e dia 19, às 11h, na Praça da Liberdade, Funcionários. Dia 20, às 14h, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, Av. Afonso Pena, Centro

PALESTRA

“Valorizando a imaginação”. Com Dib Carneiro Neto. Dia 19, às 20h, no Sesc Palladium, Rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro

>> Informações e programação completa: facebook/fenapibr e @fenapi.bh.