Cirque du Soleil faz intervenção urbana na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte

Entre os artistas presentes, um brasileiro chamou a atenção do público

por José Alberto Rodrigues* 13/03/2019 17:22
Jair Amaral/EM/D.A Press
Integrantes do Cirque du Soleil fizeram apresentação aberta na Praça da Liberdade (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Quem passou pela Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul da capital, na manhã desta quarta-feira, pôde conferir um pouco do famoso Cirque du Soleil. A companhia está na capital mineira em curta temporada, com o espetáculo ‘OVO’. A apresentação na praça, apesar de curta e não mostrar um trecho fiel do espetáculo, encheu os olhos de quem reservou um tempo para apreciar a magia circense e para tirar algumas fotos.

Com ingressos variando entre R$ 130 e R$ 550, a apresentação da trupe, que reúne artistas de diferentes partes do mundo, não é completamente acessível a todos. A professora Elizete Souza, de 57 anos, que estava acompanhada da fonoaudióloga Sueli Nascimento, de 55, exaltou que essa ação proporciona um momento de catarse para além do público que paga para assistir o espetáculo. “É muito importante para nós que não temos a oportunidade financeira de admirar um espetáculo desses. A gente vibrou. Apesar de curta, é uma experiência muito emocionante”, contou.

A administradora Amanda Rodrigues, de 33, aproveitou a intervenção circense no cartão-postal de BH para levar a sobrinha Lara, de 3, para conhecer o circo e elogiou a breve apresentação. “Achei bacana a iniciativa do circo de trazer essa experiência para a praça. Porém, acho que poderia ter feito uma apresentação um pouquinho maior, para a gente ver mais do circo”, frisou. A administradora também destacou a acessibilidade e a simpatia dos artistas para tirar fotos com o público.

Jair Amaral/EM/D.A Press
Quatro artistas do espetáculo %u201COVO%u201D participaram de momento de interação com a cidade e o público (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)

REPRESENTATIVIDADE Quatro artistas do espetáculo “OVO” estiveram no local para o momento de interação com a cidade e o público. Entre eles, o que mais chamou atenção foi o percussionista do Cirque Du Soleil Marquinho da Luz. O artista brasileiro, natural de Salvador, de 39, está há 3 anos na companhia e agradeceu o carinho dos belo-horizontinos que foram prestigiar a ação. “A recepção do público aqui e o calor humano é que fazem a diferença para nós, artistas”, ressaltou.

Marquinhos da Luz relatou que a troca de energia do público que vai até o circo é diferente do contato físico que uma intervenção urbana oferece. “O palco é grande, o público fica relativamente distante, ficamos 100% concentrados e tem muita coisa conectada durante o show. Agora, aqui, interagindo com o povo, é maravilhoso”, frisou.

Jair Amaral/EM/D.A Press
"É emocionante esse contato, principalmente porque temos um brasileiro aqui", disse Sueli Nascimento (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
O brasileiro foi motivo de alegria para a fonoaudióloga Sueli Nascimento. “É emocionante esse contato, principalmente porque temos um brasileiro aqui. A gente se sente representados. Dá-lhe, Marquinhos!”, elogiou.

O espetáculo "Ovo" fica em cartaz até domingo (17), de hoje a sexta, às 21h; sábado, às 17h e às 21h; e no domingo, às 16h e às 20h, no Mineirinho, Região da Pampulha. O show tem direção de Deborah Colker, a primeira mulher e brasileira a dirigir um espetáculo do Cirque du Soleil.

*Estagiário sob supervisão da editora Teresa Caram

['__class__', '__cmp__', '__contains__', '__delattr__', '__delitem__', '__dict__', '__doc__', '__eq__', '__format__', '__ge__', '__getattribute__', '__getitem__', '__gt__', '__hash__', '__init__', '__iter__', '__le__', '__len__', '__lt__', '__module__', '__ne__', '__new__', '__reduce__', '__reduce_ex__', '__repr__', '__setattr__', '__setitem__', '__sizeof__', '__str__', '__subclasshook__', '__weakref__', 'clear', 'copy', 'fromkeys', 'get', 'has_key', 'items', 'iteritems', 'iterkeys', 'itervalues', 'keys', 'pop', 'popitem', 'request', 'setdefault', 'update', 'values', 'viewitems', 'viewkeys', 'viewvalues']

MAIS SOBRE ARTES-E-LIVROS