Jornalista Bernardo A. Carvalho lança livro de crônicas na capital

Lançamento será neste sábado, a partir das 11h, na Liberdade Pizza Sur, em BH

por Lucas Lanna Resende* 08/12/2018 09:40
Clarice Gulyas/divulgação
Durante lançamento, em Lourdes, Bernardo A. Carvalho vai autografar os livros (foto: Clarice Gulyas/divulgação)

A capacidade de observar o cotidiano, registrando tudo de maneira objetiva e acessível, é a principal característica de um bom cronista. Essa busca pelos detalhes do dia a dia marca as 30 crônicas de Aventuras de um ariano taurino (Outubro Edições), livro do jornalista mineiro Bernardo A. Carvalho, que será lançado neste sábado (8), em Belo Horizonte.

O autor, de 66 anos, trabalhou em vários veículos de imprensa em Belo Horizonte, São Paulo e Brasília. Também foi professor dos cursos de jornalismo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na capital mineira, e da Faculdade Jorge Amado, em Salvador (BA).

Só aos 63 anos Carvalho se aventurou na literatura. “Minhas alunas de Salvador criaram um portal como trabalho de conclusão de curso. Depois que se formaram, decidiram seguir com o projeto e me convidaram para escrever sobre viagens. Não quis, mas disse que aceitaria fazer crônicas. Então enveredei por essa seara”, conta ele.

Inspirado em Rubem Braga, João do Rio, Stanislaw Ponte Preta e Millôr Fernandes, entre outros mestres das letras do país, Bernardo A. Carvalho transita do humor (como ocorre em Travessuras no Exército e As gangues e o tiro no pé) a momentos mais reflexivos (The brazilians are coming, Nunca precisou de mais que uma bala e Seis milhões de vozes).

O escritor aborda vários temas: pôquer, infância, carnaval, horóscopo e as mazelas da ditadura militar. Os dias da solidão, texto marcado pela emoção, conta a história de uma conversa de bar em que a solitária personagem resiste a assumir a própria melancolia.

“A crônica pode falar de qualquer coisa. Sempre procuro algo diferente, original e inteligente. Meu objetivo é colocar minhas ideias e experiências. Quero deixar disponíveis para as pessoas as coisas que achei interessantes ao longo da vida”, diz o jornalista.

Aventuras de um ariano taurino, lançado de forma independente, não é propriamente a estreia do escritor Bernardo. Em 2000, ele lançou o livro-reportagem A globalização em xeque. “Naquela época, havia assinado um contrato com a Editora Atual. Desta vez, fiz tudo por minha conta”, revela.

* Estagiário sob supervisão da editora assistente Ângela Faria

AVENTURAS DE UM ARIANO TAURINO
•  De Bernardo A. Carvalho
•  Outubro Edições
•  119 páginas
•  R$ 30
•  Lançamento neste sábado (8), a partir das 11h, na Liberdade Pizza Sur (Rua da Bahia, 1.764, Lourdes)

['__class__', '__cmp__', '__contains__', '__delattr__', '__delitem__', '__dict__', '__doc__', '__eq__', '__format__', '__ge__', '__getattribute__', '__getitem__', '__gt__', '__hash__', '__init__', '__iter__', '__le__', '__len__', '__lt__', '__module__', '__ne__', '__new__', '__reduce__', '__reduce_ex__', '__repr__', '__setattr__', '__setitem__', '__sizeof__', '__str__', '__subclasshook__', '__weakref__', 'clear', 'copy', 'fromkeys', 'get', 'has_key', 'items', 'iteritems', 'iterkeys', 'itervalues', 'keys', 'pop', 'popitem', 'request', 'setdefault', 'update', 'values', 'viewitems', 'viewkeys', 'viewvalues']

MAIS SOBRE ARTES-E-LIVROS