Publicitária Carla Madeira lança o romance A natureza mordida em BH

Livro conta a história de duas mulheres apaixonadas pelas letras. A autora mineira estreou com o elogiado Tudo é rio

por Carolina Cassese* 22/11/2018 08:10

Acervo Pessoal
(foto: Acervo Pessoal)

Foi conciliando as paixões pela publicidade, jornalismo e literatura que Carla Madeira lançou, em 2014, seu primeiro romance, Tudo é rio. Narrando a história de um triângulo amoroso, o livro arrebatou tanto o público quanto a crítica. “A maneira como a narrativa impactou as pessoas foi surpreendente. Percebi que muita gente se envolveu de forma profunda com a história”, diz a escritora. Carla decidiu repetir a dose. Nesta quinta-feira (22),  às 19h, na Vila 211, ela lança sua segunda obra, A natureza da mordida. 


Apesar de ambas apresentarem uma “marca do autor”, como define Carla, a nova publicação se difere da primeira em muitos aspectos: “A natureza da mordida não tem um só narrador. Os próprios personagens contam a história. A linguagem também é bem mais limpa se comparada à de Tudo é rio. O modo de narrar é mais direto – até pelo fato de uma das protagonistas ser jornalista”. A história do livro se dá a partir do encontro entre Olívia e Biá, duas mulheres que têm em comum o amor pela literatura. “O carinho pela poesia está sempre presente no que escrevo, não tem jeito. É uma característica minha”, garante a autora.

 

"A natureza da mordida não tem um só narrador. Os próprios personagens contam a história. A linguagem também é bem mais limpa se comparada à de Tudo é rio... O carinho pela poesia está sempre presente no que escrevo, não tem jeito. É uma característica minha" . Carla Madeira, publicitária e escritora. 


A afeição pela escrita veio através da música. Durante a adolescência, Carla começou a tocar violão e se aventurou a compor suas próprias canções. Deixou a atividade de lado quando resolveu estudar matemática, mas não aguentou ficar longe do universo criativo e, assim, desistiu do curso. “Foi aí que decidi fazer publicidade e jornalismo. A minha principal vocação, nas duas áreas, sempre foi redação”, conta a escritora, que também é sócia da Lápis Raro, uma das principais agências publicitárias de Minas Gerais. “A publicidade exige muito a capacidade de ser preciso e sintético. É necessário passar boas ideias em espaços pequenos, narrar histórias que prendam o receptor… Tenho essa facilidade com as palavras, com o ritmo, com o som. Isso vem do fazer publicitário”, conta.


REVELAÇÃO

Em uma de suas colunas, a autora gaúcha Martha Medeiros já definiu Carla como a revelação literária de 2018. “Não tenho autorização de ninguém para decretar coisa alguma, mas estou me permitindo usar o entusiasmo como critério. Tudo é rio é uma obra-prima. É daqueles livros que, ao ser terminado, dá vontade de começar tudo de novo, desta vez para se demorar em cada linha, saborear cada frase, deixar-se abraçar pela poesia da prosa”, escreveu.

Carla, que se mostra empolgada com o lançamento de Natureza da mordida, recebe os elogios com modéstia: “É claro que a gente deseja esse retorno, mas realmente não imaginava que o livro alcançaria essa visibilidade. Foi uma descoberta maravilhosa.”

* Estagiária sob supervisão da subeditora Tetê Monteiro


A natureza da mordida

. De Carla Madeira
. Editoras Associadas
. R$ 52,90
. Lançamento hoje, às 19h
. Local: Vila 211 (Rua Professor Estevão Pinto, 211, Serra)

['__class__', '__cmp__', '__contains__', '__delattr__', '__delitem__', '__dict__', '__doc__', '__eq__', '__format__', '__ge__', '__getattribute__', '__getitem__', '__gt__', '__hash__', '__init__', '__iter__', '__le__', '__len__', '__lt__', '__module__', '__ne__', '__new__', '__reduce__', '__reduce_ex__', '__repr__', '__setattr__', '__setitem__', '__sizeof__', '__str__', '__subclasshook__', '__weakref__', 'clear', 'copy', 'fromkeys', 'get', 'has_key', 'items', 'iteritems', 'iterkeys', 'itervalues', 'keys', 'pop', 'popitem', 'request', 'setdefault', 'update', 'values', 'viewitems', 'viewkeys', 'viewvalues']

MAIS SOBRE ARTES-E-LIVROS