Artistas de BH lançam revista com diversidade visual e poética

Publicação Tangerine faz a divulgação das artes e reflexão do fazer artístico

por Márcia Maria Cruz 20/11/2018 08:30
Genesco Alves/Divulgação
(foto: Genesco Alves/Divulgação)

Artistas de Belo Horizonte se unem para publicar e dar visibilidade aos trabalhos. A revista foi o formato escolhido. Trata-se de espaço importante para divulgação das artes e reflexão do fazer artístico. Prova disso são a à Revista Literária, dedicada à literatura, e a Tangerine, que abre espaço para a fotografia. Além da plataforma digital, as fotos da revista Tangerine podem ser vistas em exposição realizada na Galeria de Arte do Centro Cultural Sesiminas até 2 de dezembro.

Publicação digital, a revista Tangerine é editada pelo Núcleo de Design e Fotografia da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais. O objetivo é mapear e divulgar a produção fotográfica de alunos e professores. “Também queremos fomentar o desenvolvimento de novos projetos autorais no campo da fotografia”, afirma a professora Tatiana Pontes, uma das coordenadoras da publicação.

A seleção de trabalhos mostra a diversidade da linguagem fotográfica e da produção dos alunos e professores da Escola de Design, ao apresentar ensaios documentais e experimentais, com propostas e visualidades distintas. “Percorrendo o conjunto de trabalhos, é possível perceber que eles são desenvolvidos na fronteira fluída entre o design, a arte e a comunicação, num espaço de liberdade tão rico e necessário à criação fotográfica”, diz Tatiana.

Os ensaios, esteticamente variados, abordam a cidade, o corpo, a natureza, as relações humanas em suas diferentes possibilidades. “A revista é aberta à diversidade e à experimentação”, afirma Tatiana. As cinco primeiras edições podem ser baixadas no endereço www.ed.uemg.br/publicacoes. Também podem ser visualizadas por meio de plataforma digital no endereço issuu.com/revista.tangerine.

A revista à apresenta a produção de autores que participam do projeto Estratégias narrativas, idealizado por Laura Cohen, e de escritores convidados. Com objetivo de dar visibilidade à produção literária contemporânea, o primeiro número foi lançado em abril. Nesta segunda edição, foram convidados cinco autores com obras publicadas e outros 10 que se iniciam no universo da escrita. Também foram convidados cinco artistas visuais, entre os quais o grafiteiro Binho Barreto.

Para Laetitia Jourdan, uma das organizadoras, a publicação divulga distintas formas de expressão, com diferentes gêneros textuais. “É uma forma de democratizar o acesso à literatura e à possibilidade de publicar. Hoje em dia, o cenário independente vem crescendo muito. A revista também permite a aproximação entre leitor e autor, quando retira a mística que tem em torno do escritor”, afirma. Para esta edição da Ã, foi sugerido o tema Idade das Trevas. “Sabemos que as trevas são muitas – as que o mundo nos oferece e também as interiores – e frequentemente invisíveis; porém, não nos interessa reforçar as sombras. Queremos, antes, buscar vislumbres e novas perspectivas, pois acreditamos que a literatura e arte podem e devem jogar luz no que está encoberto”, traz o editorial. “Propusemos o tema, mas quem definiu o recorte foram os escritores e artistas visuais.”

TANGERINE
Exposição de fotografias. De terça a domingo, das 9h às 18h. Galeria de Arte Sesiminas.
Rua Padre Marinho, 60, Santa Efigênia, (31) 3421-7181. Até 2 de dezembro.

['__class__', '__cmp__', '__contains__', '__delattr__', '__delitem__', '__dict__', '__doc__', '__eq__', '__format__', '__ge__', '__getattribute__', '__getitem__', '__gt__', '__hash__', '__init__', '__iter__', '__le__', '__len__', '__lt__', '__module__', '__ne__', '__new__', '__reduce__', '__reduce_ex__', '__repr__', '__setattr__', '__setitem__', '__sizeof__', '__str__', '__subclasshook__', '__weakref__', 'clear', 'copy', 'fromkeys', 'get', 'has_key', 'items', 'iteritems', 'iterkeys', 'itervalues', 'keys', 'pop', 'popitem', 'request', 'setdefault', 'update', 'values', 'viewitems', 'viewkeys', 'viewvalues']

MAIS SOBRE ARTES-E-LIVROS