Ilustrador mineiro vence Prêmio Jabuti pela sexta vez

O belo-horizontino Nelson Cruz venceu na categoria ilustração com o livro 'Os trabalhos da mão'

por Márcia Maria Cruz 19/11/2018 08:00

Editora Positivo/Divulgação
Ilustração de Nelson Cruz (foto: Editora Positivo/Divulgação)
Entrevista Nelson Cruz, 

Ilustrador

 

Nascido em Belo Horizonte, Nelson Cruz mora e trabalha em Santa Luzia. Desde 1987, faz ilustrações para o mercado editorial. Ele conquistou pela sexta vez o Prêmio Jabuti com as ilustrações do livro Os trabalhos da mão (Editora Positivo), com texto de Alfredo Bosi.

 

Como foi o processo de criação do livro Os trabalhos da mão? 
A ideia de criar um livro utilizando pinturas de grandes mestres me acompanhava há muito tempo. Faltava criar a história. Mas ela não vinha. Então, como cada projeto se arquiva na memória e vai ficando até os cruzamentos começarem a acontecer, esse desejo foi ficando. Até que surgiu esse texto do Alfredo Bosi e, imediatamente, senti que seria a vez desse projeto de grandes mestres aparecer. Bosi está adoentado e raramente sai de casa. O editor na época, Marcelo Delanhol, convidou-me para ler o texto e, caso houvesse identificação, eu poderia ilustrá-lo. Era o desejo do editor. Pensei o projeto das ilustrações isoladamente e com toda liberdade de criação.

Você refez as obras Criação do sol e da lua e A criação de Adão, de Buonarroti, e Estudos sobre física, de Leonardo Da Vinci. Como foi esse processo?
O processo de identificação do artista com certas obras é difícil de repassar. É subjetivo, silencioso, emocional. Costumo dizer que frequento esses artistas desde que os descobri nos livros da sala de obras especiais da Biblioteca Pública Estadual, na Praça da Liberdade, lá nos anos 1970, ainda adolescente. Com cada um se aprende algo que outro não tem. Assim, eles passaram a conviver comigo e eu com eles. Meu processo com os grandes mestres, com quem trabalhei agora, foi o da convivência com suas histórias e suas obras.

Você tem trajetória reconhecida na área editorial como ilustrador. Qual o seu maior desafio nessa área?
Desafios há vários, com certeza. Depois de 30 anos de autoria e de ilustração completados esse ano, vejo um mercado editorial se desfazer para se recriar e sem saber em que vai se transformar. O certo é que meu ofício é fazer livros ilustrados e isso não muda para mim. O maior desafio continua sendo o pouco acesso da grande maioria da população a uma educação artística que possa levá-la a valorizar a leitura dos livros ilustrados. Mas, enquanto isso, há bibliotecas comunitárias com projetos de leitura sendo trabalhados. O maior desafio, a meu ver, é não perder leitores para a qualidade de textos das redes sociais.

 

 OS TRABALHOS DA MÃO


 Texto de Alfredo Bosi
 Ilustrações de 
Nelson Cruz
 Editora Positivo
 68 páginas
 R$ 59,90

['__class__', '__cmp__', '__contains__', '__delattr__', '__delitem__', '__dict__', '__doc__', '__eq__', '__format__', '__ge__', '__getattribute__', '__getitem__', '__gt__', '__hash__', '__init__', '__iter__', '__le__', '__len__', '__lt__', '__module__', '__ne__', '__new__', '__reduce__', '__reduce_ex__', '__repr__', '__setattr__', '__setitem__', '__sizeof__', '__str__', '__subclasshook__', '__weakref__', 'clear', 'copy', 'fromkeys', 'get', 'has_key', 'items', 'iteritems', 'iterkeys', 'itervalues', 'keys', 'pop', 'popitem', 'request', 'setdefault', 'update', 'values', 'viewitems', 'viewkeys', 'viewvalues']

MAIS SOBRE ARTES-E-LIVROS