Uai Entretenimento

CâmeraSete recebe mostra fotográfica Transoeste

- Foto: Cristiano Xavier/Reprodução

Durante 12 dias do último mês de janeiro, os fotógrafos Eugênio Sávio, João Castilho, Pedro David e Bruno Magalhães percorreram 4,5 mil quilômetros na região Centro-Oeste. Foram às quatro capitais – Brasília (DF), Goiânia (GO), Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS) – para se encontrar com fotógrafos locais. Seu objetivo era fazer uma seleção de imagens para integrar a exposição Transoeste.


Apresentada em março no Festival de Fotografia de Tiradentes – Foto em Pauta, realizado por Eugênio Sávio há oito anos, a mostra chega agora a Belo Horizonte. Com abertura nesta quarta (24) na CâmeraSete – Casa de Fotografia de Minas Gerais, a exposição reúne 114 imagens. O projeto ainda gerou um livro e um documentário, que também poderão ser vistos no local.

“Não queríamos ficar preocupados só com a questão regional, de Minas e o Sudeste. Como no ano anterior havíamos feito uma parceria com outros festivais do Nordeste, resolvemos ir ao Centro-Oeste”, diz Eugênio Sávio. João Castilho e Pedro David foram os curadores. Já Bruno Magalhães integrou o grupo para um registro documental, o vídeo Transoeste.

O método de trabalho foi basicamente o mesmo nas quatro cidades.
Os fotógrafos se reuniam em um auditório, faziam uma apresentação do Foto em Pauta e, no dia seguinte, recebiam o portfólio dos interessados. Sessenta e cinco fotógrafos se encontraram com os quatro. Para a exposição foram selecionados 25 artistas.

“O espaço geográfico interfere (nas fotos). Há algumas questões regionais envolvidas, com trabalhos sobre o homem sertanejo, do campo, o indígena. Mariana Capeletti (de Goiânia) tem, por exemplo, trabalhado com a Guerrilha do Araguaia. Mas, de uma forma geral, os trabalhos mais pertinentes são os mais pessoais, da localização da gente no mundo, que é uma questão comum ao artista contemporâneo”, afirma Eugênio Sávio.

O mato-grossense José Medeiros apresenta um peão ao lado de uma cabeça de boi, enquanto o sul-mato-grossense Ton Salles faz autorretratos que, depois de manipulados digitalmente, ganham outros significados. Já a goiana Cecilia Araújo registra as marcas de ferro feitas para sinalizar o gado.

Para a edição de 2019 do festival, Eugênio Sávio afirma ter o desejo de realizar projeto semelhante com fotógrafos da Região Sul.
A nona edição do evento será realizada de 27 a 31 de março.

FOTO EM PAUTA – TRANSOESTE

Exposição no CâmeraSete, Avenida Afonso Pena, 737, Centro, (31) 3236-7400. Abertura nesta quarta (24). Visitação de terça a sábado, das 9h às 21h, e domingos, das 16h às 21h. Até 12 de janeiro.

SAIDEIRA COM CRISTIANO XAVIER
O Festival de Fotografia de Tiradentes nasceu do projeto Foto em Pauta, realizado em BH há 15 anos. Nos encontros, fotógrafos apresentam seus portfólios e fazem um debate com o público. Em sua última edição de 2018, o projeto recebe nesta quinta (25), às 19h30, no MIS Santa Tereza, na Praça Duque de Caxias, o fotógrafo Cristiano Xavier. Mineiro de Belo Horizonte, Xavier é especializado em fotografia de natureza, paisagens e fotografia noturna. Entrada franca.

.