Uai Entretenimento

Inspirado em contos de Machado de Assis, musical 'Contos partidos de amor' estreia em BH


“Falamos de ciúme não para desacreditar no amor, mas porque ele faz parte do dia a dia de quem ama. No final, tudo vale a pena, pois amar vale a pena”, afirma a diretora pernambucana Duda Maia sobre o musical infantojuvenil Contos partidos de amor, que estreia nesta sexta-feira (5), no Centro Cultural Banco do Brasil.

A peça se baseia na coletânea Contos de amor e ciúmes, de Machado de Assis (1839-1908). Dedica especial atenção aos textos To be or not to be e História de uma fita azul. “Tudo é inspiração. Machado descreve minuciosamente cada situação, até para a pessoa abrir a porta tem uma história por trás. Mas a nossa peça é totalmente autoral”, destaca Duda. O texto é assinado pelo dramaturgo Eduardo Rios.

No palco estão quatro atores, cantores e músicos – Diego de Abreu, Isadora Medella, Luciana Balby e Tiago Herz.  Ricco Viana assina a trilha sonora. Falar para as crianças sobre temas adultos, como o sentimento de posse, não é problema para a diretora.
“Nós as subestimamos. Só não posso querer que entendam do mesmo modo que eu, devido à minha vivência. Preciso abrir possibilidades para o imaginário delas, mais livre se comparado ao nosso. Meu único cuidado é falar com otimismo. Você pode abordar separação, guerra, ciúme... Não dá é o contrário. Não dá para só ficar nas histórias bobas e fantasiosas.
Nada contra quem faz”, diz Duda Maia, observando que “formatos enlatados” emburrecem a criança.

A montagem reúne dança, música, teatro e performance. “É legal misturar. Não só gêneros artísticos, mas também áreas, corpos e a experiência de cada um. Gosto de trabalhar com cenógrafos que são artistas plásticos e criam ambientes menos caretas, mais abstratos”, conclui Duda.

Em 12 de outubro, haverá sessões gratuitas às 16h e às 19h, para comemorar o Dia das Crianças.

* Estagiária sob supervisão da editora-assistente Ângela Faria


CONTOS PARTIDOS DE AMOR
CCBB. Praça da Liberdade, 450, Funcionários, (31) 3431-9400. Temporada até 29 de outubro. Sessões às sextas-feiras, às 19h; sábados e domingos, às 16h e às 19h; e segundas-feiras, às 19h. R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada).
Sessões gratuitas no dia 12, às 16h e às 19h. Vendas on-line: www.eventim.com.br..