Jovem pede ajuda para manter biblioteca que criou no agreste de PE para crianças carentes

Filho de gari, Suetônio Júnior ainda dá aulas de reforço para a comunidade da zona rural de Buíque

por Redação EM Cultura 01/10/2018 12:19
Suetônio exibe orgulhosamente livros arrecadados.
Suetônio Júnior, de 20 anos, é um agente comunitário de saúde. Vive com a mãe, Josilene de Souza, gari de 48 anos, na zona rural de Buíque, agreste de Pernambuco. Diferentemente da maioria dos jovens de sua idade, para Suetônio sábado não é sinônimo de balada.

Todo sábado ele vai para a biblioteca comunitária que fundou. O jovem pretende, com a iniciativa da biblioteca, inspirar adolescentes e crianças dali a investir em seu futuro profissional. E é por meio da educação e da leitura que ele espera concretizar seu sonho.

Na biblioteca, Suetônio ajuda as crianças com as lições de casa e dá aulas de reforço, sobretudo das disciplinas português e matemática. A maioria dos livros é arrecadada por meio de doações. Muitos foram encontrados em lixeiras e estão sendo recuperados. Para manter o espaço, Suetônio vende materiais recicláveis na vizinhança. Com o dinheiro das vendas, as crianças recebem brindes e lanches, feitos por Dona Josilene. 

Josilene de Souza, mãe de Suetônio. Ela ajuda a manter a biblioteca.
Sem ajuda do governo e visando à manutenção do projeto, Suetônio conta com a contribuição e a solidariedade de outros cidadãos. O perfil Cantinho Literário da Nuza (@amoleituraoficial), no Instagram, mobilizou-se para ajudar. "Mandei mensagem para ela, mas confesso que pensei que ela nem ia ter tempo de responder. Mas me surpreendi!", contou Suetônio. Além de doar livros, o Cantinho Literário criou uma 'vaquinha' on-line para arrecadar fundos para a reforma e a compra de materiais, como prateleiras, para manter e organizar o espaço. 

"Os amigos da página e do Instagram são muito unidos e somos extremamente envolvidos com qualquer causa que incentive a leitura e a educação. Tem pessoas querendo visitá-lo para apoiar de perto esse projeto. E, como falei com ele, isso é só o início. Vamos ajudá-lo no que ele precisar para realizar esse projeto lindo com crianças e adolescentes", diz Vanuza Batemarque, criadora do perfil.

Nuza, como é conhecida, tem contato com livrarias como Cultura, Saraiva e Amazon e tentará atrair mais apoiadores para a iniciativa.

['__class__', '__cmp__', '__contains__', '__delattr__', '__delitem__', '__dict__', '__doc__', '__eq__', '__format__', '__ge__', '__getattribute__', '__getitem__', '__gt__', '__hash__', '__init__', '__iter__', '__le__', '__len__', '__lt__', '__module__', '__ne__', '__new__', '__reduce__', '__reduce_ex__', '__repr__', '__setattr__', '__setitem__', '__sizeof__', '__str__', '__subclasshook__', '__weakref__', 'clear', 'copy', 'fromkeys', 'get', 'has_key', 'items', 'iteritems', 'iterkeys', 'itervalues', 'keys', 'pop', 'popitem', 'request', 'setdefault', 'update', 'values', 'viewitems', 'viewkeys', 'viewvalues']

MAIS SOBRE ARTES-E-LIVROS