A primeira publicação da Turma da Mônica data de 1959, em formato de tirinhas de jornal. De lá para cá, os personagens de Mauricio de Sousa foram para os gibis, almanaques, animações na TV e no cinema, peça de teatro e parque de diversões. Quase 60 anos depois, chegaram chegando ao Twitter, cheios de graça. O dono da rua, ou melhor, a cabeça por trás das piadas é Marcos Saraiva, gerente da área digital da Mauricio de Sousa Produções (MSP), neto de Mauricio de Sousa e filho da Mônica. Ele chefia uma equipe de oito pessoas, que também alimenta as contas oficiais da empresa no Facebook, no Instagram e no YouTube. Segundo ele, as piadas são definidas em conjunto, durante reuniões semanais.
A franquia estreou oficialmente na rede social dominada por adolescentes e jovens adultos, onde impera a linguagem do meme (a repetição viral de imagens ou expressões na internet com humor ou ironia), no mês passado. Regida pela máxima “the zoeila never ends” (a zoeira nunca tem fim, em uma tradução literal feita pelo Cebolinha), a conta dos personagens de Mauricio de Sousa conquistou mais de 139 mil seguidores desde o dia 21 de agosto.
Boa parte do sucesso se deve ao bom humor das publicações, disparando piadas, memes e desfazendo mitos sobre a Turma.
Além disso, a conta também tem interagido com os seguidores – e não leva desaforo para casa ao ser criticada. Quando um usuário falou que o perfil da Turma “parecia um tiozão de skate, tentando ser popular entre os jovens”, os administradores não hesitaram em responder com uma imagem de Cebolinha e Cascão vestidos de skatistas, com a frase “só os loucos sabem”, em referência à banda Charlie Brown Jr.
Ao Estado de Minas Saraiva explicou que a investida no mundo digital não é de agora. “A gente criou perfis nas redes sociais nos anos 2000. Mas não havia uma equipe para produzir conteúdos dedicados para cada uma.
MULTIPLATAFORMA “O DNA do Mauricio é trabalhar multiplataforma. Foi do jornal para revista, entrou no cinema, depois foi para a TV. Tivemos nosso site, entramos para os aplicativos, temos animação e, agora, estamos trabalhando muito no digital, que é o ponto forte para se acessar as crianças hoje em dia. Tentamos sempre ter um conteúdo elegante, e o Twitter é mais um desdobramento dessa proposta”, diz o gerente de conteúdo digital.
Ainda em conversa com o EM, Marcos Saraiva diz que o grupo se orienta “por dois pilares – um é o quadrinho e o ao vivo, com gibis, peças de teatro, espetáculos, shows. Outro é e o departamento digital para entrar mais forte nos jogos, aplicativos, conteúdo de redes sociais e desenho animado. Então, temos algumas novidades, como a Turma da Mônica Jovem; nosso canal no YouTube tem quase 9 milhões de seguidores e produzimos séries animadas para a plataforma”.
Em 2019, Mônica e companhia chegarão também ao cinema, com suas versões “encarnadas” por atores.
Nos quadrinhos também há novidades. Na Bienal do Livro de São Paulo, realizada no mês passado, foi lançado MMMMM: Mônica e o Menino Maluquinho na Montanha Mágica, um crossover entre as criações de Ziraldo e Mauricio de Sousa. A prática é muito comum no mercado internacional, quando grandes marcas juntam suas histórias. No romance gráfico de 80 páginas, lançado pela editora Melhoramentos, Mônica ganha um bilhete premiado para visitar a tal montanha e leva seus amigos. O mesmo ocorre com o Maluquinho, e uma aventura surge a partir do encontro. A história é de Manuel Filho e as ilustrações, dos mestres Mauricio de Sousa e Ziraldo. (Com Agência Estado)
VEJA ONDE ENCONTRAR A TURMA
Twitter: www.twitter.com/TurmadaMonica
ou @TurmadaMonica
Facebook: www.facebook.com/turmadamonica/
YouTube: www.youtube.com/turmadamonicaTV
Instagram: www.instagram.com/turmadamonica
ou @turmadamonica
Site: www.turmadamonica.com.br