Uai Entretenimento

Escritora e cantora Brisa Marques lança livro que tem o corpo como temática principal

Jornalista, escritora, atriz, cantora e compositora, Brisa Marques completou 33 anos nesta semana. A idade simbólica marca a chegada de um "novo filho", seu segundo livro de poemas Corpo-concreto, da editora Impressões de Minas (Selo Leme), que será lançado neste sábado (1º), no Teatro Espanca!, no Centro. "Como artista e performere que gosta de experimentar os limites entre a vida e a arte, eu queria lançar no dia do meu aniversário, 28 de agosto, mas por questões de logística, a gente acabou fazendo o lançamento no fim de semana. Mas o novo ano está apenas começando então está tudo certo", celebra.
- Foto: Impressões de Minas, Selo Leme/Divulgação
Como o título sugere, o corpo se faz presente em boa parte dos poemas. Seja a maneira como enxergamos o nosso corpo, o corpo no mundo e como se relaciona com os demais corpos. "Corpo é tudo; É órgão, é sangue, é músculo, mas também é pensamento já que a mente não está desconectado do corpo. E corpo é energia", analisa. Brisa acredita que o livro é um corpo que tem vida própria.

"Essa obra carrega traços da minha história, do meu próprio corpo, tanto que tem um poema que se chama Pé, outro que se chama Perna, tem o queda também", analisa.

A publicação é resultado de um trabalho de várias épocas, guardado em gavetas. Ao organizar o material, ela percebeu que havia poemas que tratavam do universo feminino, do amor, do corpo, da solidão, da queda, da morte. Boa parte dos poemas são curtos e alguns foram até batizados de poemicros por Brisa. A poeta explica que eles não chegam a ser necessariamente haikais em sua forma clássica, mas são breves. "Acho que apenas um deles pode ser encaixado nessa categoria. Um poeminha/haikai careta para/Aristóteles).

As ilustrações são da artista circense Clarice Panadés, estreante nesse universo. Os desenhos caíram como uma luva para os versos de Brisa Marques.
A escritoraconta que sempre que Clarice ia em sua casa, mostrava seus desenhos e foi então que percebeu que ela se enxcaixaria na proposta de Corpo-concreto. "Eu nem sabia que ela era ilustradora também. A irmã dela, a Júlia Panadés, tem uma trajetória nas artes plasticas já reconhecida, mas esse lado da Clarice era novidade. Por isso até fiz questão de convidar a Júlia para fazer a orelha nessa estreia da Clarice Panadés como ilustradora. É poesia em imagem e elas muitas vezes conseguiram traduzir coisas que eu não consegui", reflete.

Durante o lançamento, Brisa Marques e Clarice Panadés irão fazer uma performance inédita com o objeto livro e mostrando todas as temáticas presentes na obra. "Vamos mostrar o feminino, a vida, a morte, o corpo em ação, o corpo que escreve, o corpo que desenha e o corpo que é visto", ressalta.

 

ALGUNS POEMAS

 


a saudade é um instantinho de presença

 

 

amar a noite toda

ou toda noite?

 

 

regras

só aceito

as que escorrem de mim



happening

liguei o computador

só para assistir ao pôr do sol

em live-stream



eterna é a duração do poema
que com tamanha intensidade
se petrifica
e nenhuma força o apaga
 

 

 

Lançamento do livro de poesias Corpo-concreto, de Brisa Marques. Sábado (1º) , das 19h às 22h (apresentação de performance às 20h), no Teatro Espanca! Rua Aarão Reis, 542, Centro. Entrada gratuita.

Corpo-concreto
Autora: Brisa Marques
Ilustrações: Clarice Panadés
Editora: Impressões de Minas, Selo Leme.
Páginas: 98
Preço: R$ 40

 

.