Festival Internacional de Teatro convoca população para participar da abertura do evento

Inscrições são gratuitas e já estão abertas

por Estado de Minas 23/08/2018 11:22

Caddah/Divulgação
Batucada tem coreografia de Marcelo Evelin, pesquisador e professor na Escola Mime (Amsterdã) (foto: Caddah/Divulgação)
O FIT-BH (Festival Internacional de Teatro) está convocando cidadãos de Belo Horizonte para fazerem parte da abertura do evento. A abertura - que acontece no dia 13 de setembro - contará com os espetáculos Batucada, do coreógrafo, pesquisador e professor na Escola Mime (Amsterdã), o piauiense Marcelo Evelin, e Looping, dos artistas da cena baiana Felipe de Assis, Leonardo França e Rita Aquino. Em um formato criado especialmente para a abertura do FIT, os espetáculos serão construídos a partir da participação da sociedade civil em residências que vão envolver cerca de 200 pessoas; artistas e não artistas podem se inscrever a partir de 23/08.

As inscrições - gratuitas - já estão abertas para quem quiser participar das duas residências artísticas que resultarão nos espetáculos. Batucada (Teresina-PI), concebido pelo coreógrafo Marcelo Evelin (Teresina/PI), e Looping: Bahia Overdub (Salvador-BA), idealizado pelos artistas Felipe de Assis, Leonardo França e Rita Aquino. Quem quiser participar tem até o dia 2 de setembro (sábado), por meio de preenchimento do formulário online disponível no site oficial do festival

Patricia Almeida/Divulgação
Looping, da Bahia, também estará na abertura do Festival (foto: Patricia Almeida/Divulgação)
 


Com reconhecimento nacional e internacional, os espetáculos da cena baiana e piauiense são recriados em cada cidade que os acolhe a partir de uma construção coletiva com artistas e não artistas. Tanto Batucada, com sua paisagem sonora de batuques em panelas e latas, como Looping, que une sonoridades e coreografias das festas do largo de Salvador, convidam o público a uma experiência de arranjos e encontros entre corpos, arte e política no espaço urbano.

As residências artísticas serão realizadas no período anterior ao festival e vão envolver cerca de 200 pessoas: artistas, estudantes e também ativistas e interessados de forma geral, com ou sem experiência em arte contemporânea. O trabalho resultará em duas obras que integram parte da programação de abertura do festival no dia 13 de setembro.

A 14ª edição do FIT está sendo construída, pela primeira vez, por uma equipe curatorial selecionada por meio de edital público. A programação do festival é norteada pelo conceito de “corpos-dialetos”, proposto pela jornalista e crítica Luciana Romagnolli, atriz e pesquisadora Soraya Martins e atriz, diretora e dramaturga Grace Passô e pelos assistentes da curadoria Luciane Ramos Silva, Daniele Ávila Small e Anderson Feliciano. O FIT acontece de 13 a 23 de setembro em vários pontos de Belo Horizonte.

 

FIT-BH 2018 convoca Cidadãos para participação na abertura do Festival

(Batucada e Looping - Bahia Overdub)

Inscrição:23 de agosto a 2 de setembro

Resultado: 07 de setembro

Formulário disponível no site: www.fitbh.com.br

Mais informações sobre o cronograma das residências disponibilizadas nos formulários de inscrição e no site oficial do festival.


['__class__', '__cmp__', '__contains__', '__delattr__', '__delitem__', '__dict__', '__doc__', '__eq__', '__format__', '__ge__', '__getattribute__', '__getitem__', '__gt__', '__hash__', '__init__', '__iter__', '__le__', '__len__', '__lt__', '__module__', '__ne__', '__new__', '__reduce__', '__reduce_ex__', '__repr__', '__setattr__', '__setitem__', '__sizeof__', '__str__', '__subclasshook__', '__weakref__', 'clear', 'copy', 'fromkeys', 'get', 'has_key', 'items', 'iteritems', 'iterkeys', 'itervalues', 'keys', 'pop', 'popitem', 'request', 'setdefault', 'update', 'values', 'viewitems', 'viewkeys', 'viewvalues']

MAIS SOBRE ARTES-E-LIVROS