Uai Entretenimento

Circuito Autores do Arte da Palavra chega a BH com debate sobre literatura


Os escritores Daniel Galera e Melanie Peter participam do Circuito Autores do Arte da Palavra, programa nacional, realizado pelo Sesc, de fomento à literatura. No encontro, que será realizado nesta quinta (23), no Sesc Palladium, eles falam da trajetória, do trânsito entre realidade e ficção, estilos e gêneros literários. Também abordam as narrativas desterritorializadas. Projeto de âmbito nacional, o Arte da Palavra promove três circuitos: autores, oralidade e criação literária.

A proposta permite que escritores de diferentes estados viajem pelo Brasil para compartilhar como se dá o processo de escrita. Participam do circuito nacional os mineiros Ricardo Aleixo, Adri Aleixo, Ana Elisa Ribeiro, Flávia Péret, Nívia Sabino, Sérgio Fantini e Renato Negrão. “Essa troca é muito interessante. O Brasil não conhece o Brasil. O país tem produção literária forte, complexa, mas, às vezes, estados vizinhos não se conhecem.
Nem a comunidade leitora conhece essa produção”, afirma o analista de literatura do Sesc Henrique Rodrigues. A proposta também tem como objetivo valorizar os artistas que se dedicam à literatura.

O programa conta com 80 artistas da palavra, que circulam por 80 cidades brasileiras. “É o único circuito literário de âmbito nacional em funcionamento no país”, diz. O projeto incentiva a interação dos convidados com os artistas locais e ainda promove oficinas de literatura nas escolas. Em seu segundo ano de realização, Henrique comemora os resultados do programa. “É um processo muito rico. Temos público grande de jovens e adultos interessados em literatura.” Ao contrário do que se possa imaginar, há grande interesse pela literatura.
“O número de pessoas consumindo produto cultural é aquém do que poderia, mas temos demanda muito grande. As nossas oficinas têm mais inscritos do que o número de vagas ofertadas. Tem muita gente interessada em dialogar com os escritores”, completa.

Os autores que circulam nacionalmente para falar de literatura, são escolhidos em curadoria coletiva por profissionais do Sesc. “Fazemos eleição aberta para que haja representatividade de todos os estados”, diz. Além da qualidade literária, eles precisam ter desenvoltura para falar com públicos diferentes. “Não é um público acadêmico. Nosso público é composto de quem gosta de literatura, de jovens interessados em iniciar a carreira.”

DUPLA DO SUL - Escritor e tradutor do Rio Grande do Sul, Daniel Galera foi um dos primeiros a usar a internet como plataforma para difundir a literatura. Entre 1997 e 2001, criou fanzines eletrônicos para a publicação de seus textos.
Galera e Malanie são de uma mesma geração, que tem como característica a utilização desse não lugar tradicional como escrita. Galera começou a produzir no final dos anos 1990 pela internet. Tem estrada bacana para compartilhar com a turma mais nova”, afirma Henrique.

Performer e escritora de Santa Catarina, Melanie pesquisa a liminaridade e as interseções entre os gêneros literários. Em 2010, lançou o livro Persona (Design Editora). Em 2014, ela desenvolveu o projeto “Narrativa desterritorializada, uma proposta de devir romance na fronteira do gênero literário”. O resultado foi a escrita do livro Nunca é só uma palavra, ainda inédito.

Enquanto os escritores do Sul do país vêm a Minas, o poeta mineiro Ricardo Aleixo se apresenta em Paraty; dois cordelistas, Susana Morais e Diego Gibran (PE), circulam pelo interior da Bahia, e o violeiro Paulo Freire conta histórias no Pantanal. “Fazemos farofa de Brasil com Brasil. A recepção do público é muito positiva. É oportunidade para conhecer artistas que não estão nas grandes mídias”, diz.

ARTE DA PALAVRA – CIRCUITO DE AUTORES

Com Daniel Galera e Melanie Peter. Amanhã, às 19h30.
Teatro de Bolso do Sesc Palladium (Av. Augusto de Lima, 420, Centro, (31) 3270-8100). Entrada franca..