Uai Entretenimento

Hildebrando Pontes lança livro infantojuvenil na Biblioteca Luiz de Bessa

Aos 74 anos, o advogado Hildebrando Pontes diz conviver “tranquilamente” com a criança que traz dentro de si. “Talvez isso explique por que consigo me comunicar tão bem com o público infantil”, afirma o escritor, que lança nesta terça (8) O velho carrossel, seu nono livro infantojuvenil que, segundo ele, mantém as características das histórias que inventava para os filhos dormirem.

A obra narra a história de um carrossel desativado, ponto de encontro de uma turma de crianças e de onde, num certo dia, avistam um dragão passando pela Lua, o famoso dragão de São Jorge. “Esse dragão, inclusive, tem medo de São Jorge. Até que, num determinado momento, os meninos recebem a mensagem de que o bicho está precisando de ajuda e eles se mobilizam para salvá-lo”, conta.

Para o resgate, a meninada decide usar os cavalos alados do carrossel e, então, partem para uma grande aventura. “As ideias surgem meio do nada. Não sei explicar. Inspiração é assim. E aí, decido colocar no papel”, explica.
Considerado um dos principais especialistas em direito autoral no Brasil, Hildebrando Pontes conta que nunca pensou em escrever para outro tipo de leitor que não fossem as crianças. “É um desafio porque criança é espontânea, não aceita qualquer coisa. Ela não é hipócrita. Ou gosta ou não gosta. Por isso é bacana.”

A faceta de autor infantil teve início na década de 1980, quando criava histórias para o filho dormir. “A história ia nascendo na minha cabeça e eu ia contando. Até que um dia ele me cobrou tanto que transformei aquilo em livro.
Aí, não parei mais”, relata. A primeira publicação foi Badão, o dragão. Ao longo dos anos, surgiram outras obras – Eu, O segredo está dentro dela, Traça que traça traça e O tocador de realejo. “Do mesmo jeito que eu ia contando, passei para o papel. Queria manter o sentido da oralidade. Mesmo hoje, meus filhos e neta estando grandes e não tendo ninguém para narrar, a essência das minhas histórias continua sendo essa”, explica.

O velho carrossel marca a estreia da parceria com o autor e programador visual Rômulo Garcias, que assina as ilustrações. “Ficou um trabalho muito bonito e casou perfeitamente com a história. Que seja o primeiro de muitos projetos juntos.”

O VELHO CARROSSEL
De Hildebrando Pontes, ilustrações de Rômulo Garcias. Edição do autor, R$ 30.
Lançamento hoje, das 19h às 22h, na Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (Praça da Liberdade, 21, Funcionários – (31) 3269-1204).
.