Exposição gratuita no Jardim Canadá promove artistas em ascensão

Organizada pelo circuito 10 Contemporâneo, mostra Primeira Vez reúne apostas das principais galerias da cidade, em diferentes linguagens artísticas

por Pedro Galvão 27/07/2018 14:13

Lemos de Sá Galeria / Pedro Mendes / Reprodução
Impressão em pigmento mineral sem papel algodão, medindo 80x120 cm, é parte Série %u201CEntre tons e contrastes fluviais%u201D, de Pedro Mendes (foto: Lemos de Sá Galeria / Pedro Mendes / Reprodução )
A tradição de quem está há 25 anos no mercado da arte de Belo Horizonte abre as portas nesse fim de semana para quem está começando. A galeria Lemos de Sá, inaugurada em 1992, recebe no sábado (28/7) e no domingo (29/7)  a exposição Primeira Vez, promovida pelo 10 Contemporâneo. Serão nove artistas em ascensão, selecionados pelas galerias que integram o coletivo. O acervo diverso inclui diferentes linguagens como pintura, escultura, fotografia e colagem. O evento é aberto ao público.

“Nossa intenção é justamente criar um público novo para artistas novos. Colecionadores mais antigos já tem suas preferências e coleções de artistas consagrados, por isso queremos pegar um público que ainda não coleciona. Gente que vai buscar um artista jovem, uma aposta futura e com o aval dessa galeria consagrada há muitos anos”, explica Beatriz Lemos de Sá, diretoria do espaço.

Ela acredita que há um grande interesse por esse tipo de proposta. “As pessoas vêm crescendo o interesse em bom gosto. Não só na arte. É uma geração que procura emoções novas, sensações novas. Hoje há um público jovem que se interessa por cerveja artesanal, restaurantes bons, concerto de arte, exposições. É um público que vem apurando o gosto pessoal por coisas boas, não necessariamente caras, que fique claro, mas coisas culturalmente interessantes. Hoje as pessoas viajam mais, buscam emoções em coisas que há anos não era o comum. Uma consequência é a busca da obra de arte”, argumenta.

As novidades artísticas promissoras serão apresentadas por nove das dez integrantes do coletivo 10 Contemporâneo, que é uma associação entre diferentes galerias. A AM Galeria levará o artista plástico Desali. A galeria Beatriz Abi-Acl mostra as esculturas em madeira de Ney Araújo, enquanto a  Celma Albuquerque terá as gravuras de Alessandro Lima. A dotART escolheu as pinturas sem tela de Gilson Rodrigues, a Manoel Macedo Galeria vai com as colagens de Gabriela Rosa e a Murilo Castro selecionou a obra do artista plástico Robson Macedo. O paraense Marinaldo Santos é a aposta da galeria Orlando Lemos e Studio Cícero Mafra vai com as fotos do próprio Cícero. A anfitriã Lemos de Sá terá as fotos de Pedro Mendes.

Confira alguns dos trabalhos:

 

Ver galeria . 9 Fotos Murilo Castro galeria apresentará obra do artista Robson Macedo - PV, PET, Fórmica e espelho sobre madeira 110x80x15 cm. Título: O Quarto crescenteRobson Macedo
Murilo Castro galeria apresentará obra do artista Robson Macedo - PV, PET, Fórmica e espelho sobre madeira 110x80x15 cm. Título: O Quarto crescente (foto: Robson Macedo )


Fundado em 2017 através da associação entre dez das principais galerias de Minas, o 10 Contemporâneo tem objetivo de fortalecer o mercado artístico local. “É uma coisa inédita no Brasil essa associação de galerias concorrentes entre si. Somos concorrentes, mas lutamos por uma coisa só que é um mercado de arte ainda em ascensão no país. Queremos dar uma mexida nele, é muito estagnado, há anos não há novos compradores”, afirma Beatriz Lemos de Sá.

Serviço
Exposição Primeira Vez
Sábado, 28, e domingo 29 de julho, na Lemos de Sá Galeria de Arte (Av. Canadá, 147, Jardim Canadá)
Entrada gratuita
Mais informações:(31) 3261-3993
www.lemosdesagaleria.com.br

['__class__', '__cmp__', '__contains__', '__delattr__', '__delitem__', '__dict__', '__doc__', '__eq__', '__format__', '__ge__', '__getattribute__', '__getitem__', '__gt__', '__hash__', '__init__', '__iter__', '__le__', '__len__', '__lt__', '__module__', '__ne__', '__new__', '__reduce__', '__reduce_ex__', '__repr__', '__setattr__', '__setitem__', '__sizeof__', '__str__', '__subclasshook__', '__weakref__', 'clear', 'copy', 'fromkeys', 'get', 'has_key', 'items', 'iteritems', 'iterkeys', 'itervalues', 'keys', 'pop', 'popitem', 'request', 'setdefault', 'update', 'values', 'viewitems', 'viewkeys', 'viewvalues']

MAIS SOBRE ARTES-E-LIVROS