Bate-papo com Paula Pimenta abre a 7ª edição da Fliaraxá

Em entrevista, a autora mineira conta que é a única que participou de todas as edições do Festival Literário de Araxá e porquê sempre retorna

por Ana Clara Brant 27/06/2018 08:51
FRANKLI CALDEIRA/DIVULGAÇÃO
Festival Literário de Araxá inicia hoje sua sétima edição, com convidados nacionais e internacionais. Escritora mineira Paula Pimenta, que participou de todas as anteriores, volta ao evento com status de fenômeno pop. (foto: FRANKLI CALDEIRA/DIVULGAÇÃO)

Desde 2012, quando foi realizado o primeiro Festival Literário de Araxá (Fliaraxá), que Paula Pimenta bate ponto no evento. E não será diferente nesta sétima edição, que começa nesta quarta-feira (27/6) e vai até domingo (1º/7), na cidade do Alto Paranaíba. “Sou a única autora que participou em todos os anos. É muito gostoso, porque não é só literatura. Mas tem música, gastronomia, entretenimento – e para todas as idades. É um programa para toda a família e ainda gratuito”, elogia.


Uma das escritoras mais aclamadas da nova geração e fenômeno de vendas, Paula vai bater papo com o público e autografar seus livros na sexta (29). Neste 2018, ela comemora 10 anos de lançamento do seu primeiro romance e sucesso editorial, Fazendo meu filme 1 (Editora Gutenberg). Em agosto, Paula lançará na Bienal Internacional do Livro de São Paulo Fazendo meu filme 10 anos – Os bastidores da história de Fani. “É como se fosse um almanaque fazendo um balanço desse período, mas contando curiosidades, bastidores, como foi o processo de construção dessa obra. A Fani é uma personagem muito querida. As pessoas me perguntam o tempo todo se ela existe”, conta.


Aliás, o que não falta é interação entre a escritora e seus leitores. Seja no contato tête-à-tête ou via redes sociais. “Acho importante a gente também dar esse retorno, seja pessoalmente, pelo Instagram, Twitter. Desde o começo da minha carreira sempre foi assim e faço questão de manter.”


Aos 43 anos, Paula embarca para Araxá com uma barriga de sete meses de gestação. Ela espera Mabel, sua primeira filha. “Minha agenda continua movimentada. Daqui a um tempo, o ritmo vai diminuir, mas continuo com meus compromissos profissionais normalmente”, diz. Um deles é acompanhar, no Rio de Janeiro, as filmagens do longa Cinderela pop, protagonizado por Maisa Silva. “Apesar de ter vendido os diretos de todos os meus livros, esse é o meu primeiro que vai parar no cinema, por isso faço questão de estar tão próxima. Estou acompanhando desde o começo, porque sou muito ciumenta com minhas obras. Tem muito livro que vira filme e a história perde muito”, comenta.


Sobre o carinho, às vezes até fervoroso dos fãs, a escritora de Belo Horizonte diz que, no começo, até se surpreendia. Mas que entende alguma manifestação mais efusiva. “Essa coisa de gritar, chorar, tinha muito a ver com os popstars; não era algo que fazia parte da vida do escritor. Mas adolescente gosta de demonstrar seu carinho. É bem bacana isso, sem contar que eles gostam mesmo dos livros, se identificam”, comemora.

PATRONOS A organização da edição 2018 do Fliaraxá, que terá como tema “Alma, leitura e revolução”, escolheu como seus patronos João Guimarães Rosa e Graciliano Ramos. As homenageadas serão as escritoras Ana Maria Machado e Marina Colasanti. A programação se concentra no Grande Hotel e inclui grandes nomes da literatura não só brasileira como internacional. Entre os convidados estão o angolano Gonçalo Tavares, o mexicano Juan Pablo Villalobos e o francês Philippe Lobjois, além de Leonardo Boff, Monja Coen, Silviano Santiago, Marcelo Rubens Paiva, Humberto Werneck, José Miguel Wisnik e Djamila Ribeiro, entre outros.

 

7º Festival Literário de Araxá – Fliaraxá
Abertura nesta quarta-feira (27). Até 1º de julho, no Grande Hotel de Araxá. Entrada gratuita. Programação completa em  www.fliaraxa.com.br.

['__class__', '__cmp__', '__contains__', '__delattr__', '__delitem__', '__dict__', '__doc__', '__eq__', '__format__', '__ge__', '__getattribute__', '__getitem__', '__gt__', '__hash__', '__init__', '__iter__', '__le__', '__len__', '__lt__', '__module__', '__ne__', '__new__', '__reduce__', '__reduce_ex__', '__repr__', '__setattr__', '__setitem__', '__sizeof__', '__str__', '__subclasshook__', '__weakref__', 'clear', 'copy', 'fromkeys', 'get', 'has_key', 'items', 'iteritems', 'iterkeys', 'itervalues', 'keys', 'pop', 'popitem', 'request', 'setdefault', 'update', 'values', 'viewitems', 'viewkeys', 'viewvalues']

MAIS SOBRE ARTES-E-LIVROS