Uai Entretenimento

Exposição em BH destaca obras de artistas nordestinos e mineiros


Era para ser um documentário sobre arte brasileira. Mas a falta de recursos transformou a pesquisa para o filme em uma exposição inédita. Assim nasceu Artistas d’um Brasil, que será aberta sábado (23), na Galeria Manoel Macedo, em BH, reunindo 16 artistas e cerca de 90 pinturas, cerâmicas e esculturas. Os autores são sertanejos de Pernambuco, Alagoas e Sergipe, além de moradores do Vale do Jequitinhonha mineiro.

Durante as pesquisas para o documentário, o diretor Pedro Olivotto criou uma rede de contatos. Os planos mudaram, mas o entusiasmo aumentou diante do que ele descobriu.

Um dos objetivos da mostra é diferenciar arte de artesanato, afirma Olivotto, curador de Artistas d’um Brasil. “Artesanato não dói. Arte tem que doer, é parir uma obra de cada vez. Todo parto é uma dor, e uma dor diferente”, diz.

De acordo com ele, o projeto busca oferecer um novo olhar para autores que, às vezes, têm seu trabalho mais reconhecido internacionalmente do que no próprio Brasil.
“Nessa exposição, há artistas que já expuseram na Itália e nos Estados Unidos”, informa.

Uma experiência inusitada, conta Pedro, foi conhecer a Ilha do Ferro, vilarejo alagoano às margens do Rio São Francisco com pouco mais de 100 habitantes e nove famílias formadas por artistas. “Todas elas estão representadas na exposição. É uma concentração de interesses voltados para a arte. É uma realidade muito diferente e muito interessante”, comenta.

Lira Marques, do Vale do Jequitinhonha, está entre os mineiros. “Ela faz quadros sem usar pigmentos e tinta. Para dar a cor, utiliza terras de diferentes tons”, conta Olivotto. Outro destaque é o pernambucano Zé Bezerra.
“Ele vem do Vale do Catimbau, é um nome muito aclamado lá fora. Tem uma sutileza e uma delicadeza incríveis”, conclui o curador.

* Estagiário sob supervisão da editora assistente Ângela Faria

ARTISTAS D’UM BRASIL

Coletiva. Galeria Manoel Macedo. Rua Lima Duarte, 158, Carlos Prates, (31) 3411-1012. Abre sábado (23), às 11h. O espaço funciona de segunda-feira a sábado, das 10h às 17h. Até 11 de agosto..