Instalada no Cruzeiro, Casa Azeitona abre as portas para a arte

Espaço é inaugurado neste sábado (19) e tem a proposta de ser um ponto de encontro para movimentar o mercado de arte em BH

por Alisson Millo * 18/05/2018 09:19
Reprodução/Facebook
Novo espaço dedicado ao intercâmbio entre artistas funciona no Bairro Cruzeiro, na Região Centro-Sul de BH. (foto: Reprodução/Facebook)

“Espero que artistas e produtores vejam esta casa como um lugar legal para fazer exposições e como um ambiente acolhedor. No caso do público, espero que as pessoas tenham acesso aos trabalhos que vamos colocar aqui e nos ajudem a movimentar o mercado da arte”. Palavras de Fernanda Jacques, uma das sócias da Casa Azeitona, que será inaugurada sábado (19), em Belo Horizonte.

Tudo  começou com o ateliê de Fernanda, Karla Monteiro e Noemi Assumpção. “Era um reduto de artistas, tinha muita gente trabalhando lá, foi ali que a gente se conheceu. Mas a dona resolveu vender a casa – hoje demolida – e nós três decidimos procurar outro lugar e dividir o aluguel”, conta Fernanda.

As três encontraram o novo “lar” no Bairro Cruzeiro. “Aqui tem uma copa central, todos os dias a gente se reúne lá. Isso só fortaleceu a nossa relação”, revela Fernanda Jacques. Noemi concorda: “Isso fortalece os nossos contatos. Sou formada em artes plásticas, então conheço mais o pessoal dessa área. A Karla é jornalista, tem mais contato com o pessoal do cinema. Essa troca de informações em diferentes áreas facilitou o nosso projeto de abrir um centro cultural.”

“O custo do aluguel a gente já bancava, não gerou nada a mais. Então, pensamos em fazer eventos de diversas áreas e fomentar a cultura de forma descentralizada, saindo dos museus e galerias”, conta a arquiteta Fernanda. Karla Monteiro diz que a proposta não é gerar lucro. “Queremos fomentar ideias e abrir espaços para o diálogo cultural. Para nos sustentarmos, teremos um bar e a loja com obras dos artistas ligados à casa”, explica.

O evento de inauguração não se limitará à exposição de trabalhos. “Quero que as pessoas vejam a Azeitona mais como rolê, uma balada. E que todo mundo a aproveite também como oportunidade de networking, de encontrar amigos, conhecer novas áreas e de gostar mais de arte”, diz Fernanda Jacques.

Quem for até lá poderá conferir trabalhos dos artistas Clarice Steinmüller, C. L. Salvaro, Daniel Carneiro, Estandelau, Fernanda Jacques, João Borges, Letícia Grandinetti, Marco Paulo Rolla, Noemi Assumpção, Rafael Perpétuo, Roberto Bellini e Tatiana Queiroz.

* Estagiário sob supervisão da editora assistente Ângela Faria

EM CARTAZ

 
• Clarice Steinmüller
• C. L. Salvaro
• Daniel Carneiro
• Estandelau
• Fernanda Jacques
• João Borges
• Letícia Grandinetti
• Marco Paulo Rolla
• Noemi Assumpção
• Rafael Perpétuo
• Roberto Bellini
• Tatiana Queiroz

CASA AZEITONA
Rua Oliveira, 140, Cruzeiro. Sábado (19), das 14h às 22h, será inaugurado o Salão Azeitona. Funciona de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h. Entrada franca. Informações: (31) 2510-9065.

['__class__', '__cmp__', '__contains__', '__delattr__', '__delitem__', '__dict__', '__doc__', '__eq__', '__format__', '__ge__', '__getattribute__', '__getitem__', '__gt__', '__hash__', '__init__', '__iter__', '__le__', '__len__', '__lt__', '__module__', '__ne__', '__new__', '__reduce__', '__reduce_ex__', '__repr__', '__setattr__', '__setitem__', '__sizeof__', '__str__', '__subclasshook__', '__weakref__', 'clear', 'copy', 'fromkeys', 'get', 'has_key', 'items', 'iteritems', 'iterkeys', 'itervalues', 'keys', 'pop', 'popitem', 'request', 'setdefault', 'update', 'values', 'viewitems', 'viewkeys', 'viewvalues']

MAIS SOBRE ARTES-E-LIVROS