Coleção resgata o jogo Onde está Wally? com versões de Elvis e Beatles

Músicos estão entre multidão de personagens para serem encontrados pelos leitores, atraindo atenção de diferentes gerações

por Walter Felix 07/05/2018 08:44
Moreno Chiacchiera/Reprodução
Os cenários são relacionados a fatos da carreira do artista, como a praia de Honolulu, onde Elvis filmou 'Feitiço havaiano'. (foto: Moreno Chiacchiera/Reprodução )

 

O jogo Onde está Wally?, criado pelo ilustrador inglês Martin Handford, nasceu no mercado literário e, com o sucesso na década de 1980, ganhou games eletrônicos, tiras em jornal, revistas semanais e até uma série animada para TV. A brincadeira, que consistia em encontrar o personagem principal em cenários visualmente caóticos, retorna em coleção da editora Ciranda Cultural. Em dois livros já à venda, o leitor é instigado a descobrir onde estão as lendas do rock Elvis Presley e os integrantes da banda The Beatles.


O público-alvo das publicações não são apenas as crianças, afirma a coordenadora editorial Elisângela da Silva. Por uma série de fatores, a coleção Onde está? poderá fisgar também os adultos. “A nossa ideia é proporcionar um bom momento entre pais e filhos, que eles possam brincar juntos. O que casou muito bem foi unir essa brincadeira com personalidades da música, o que serve de estímulo também para os mais velhos”, analisa Elisângela. A nostalgia é outro atrativo: quem tem entre 30 e 40 anos certamente se lembra do jogo protagonizado pelo garoto de óculos, toca e blusa listrada, que marcou a infância de toda uma geração.

 

Mais que uma brincadeira de esconde-esconde, os livros trazem informações sobre as carreiras dos artistas. Elvis Presley aparece em meio a cenários que marcaram sua trajetória, como uma praia na cidade de Honolulu, no Havaí, onde filmou Feitiço havaiano (1961), um de seus sucessos no cinema; o Alladin Hotel, onde se casou com Priscilla Presley, em 1967; e a mansão Graceland, em que viveu até o dia de sua morte, em 1977, muito visitada por fãs até hoje.


Já os quatro integrantes dos Beatles devem ser encontrados, entre outros locais, no Cavern Club, onde a banda fez seu primeiro show, em 1961; no palco do programa The Ed Sullivan show, responsável pela histórica apresentação dos roqueiros na TV, em 1964; e na Abbey Road, rua de Londres que foi cenário para a icônica capa do disco homônimo, lançado em 1969.


Canções de sucesso dos artistas também inspiraram cenários, como Yellow submarine e A hard day’s night, do grupo inglês, e Heartbreak hotel, de Elvis. No livro dedicado ao astro norte-americano, é possível encontrar outras personalidades, como Marilyn Monroe, Johnny Cash, Frank Sinatra e pessoas próximas ao cantor, como a esposa Priscilla Presley e o grupo de quatro amigos denominados Máfia de Memphis. Já Yoko Ono, Linda McCartney, Madonna, Eric Clapton, David Bowie e o próprio Elvis dão as caras no livro dedicado ao quarteto de Liverpool.

 

FÃS As publicações também podem ser bons presentes para os fãs, já que trazem informações e curiosidades sobre os homenageados. “Os livros funcionam muito bem nesse sentido porque contextualizam o período histórico, ilustrando muito bem o vestuário e os costumes da época e dos artistas. São ótimos presentes para quem tem esses personagens como ídolos”, afirma Elisângela.


Ela acredita que, com os livros, os fãs poderão ter bons momentos ao lado dos filhos. Afinal, ainda que exista apelo junto ao o público adulto, as crianças ainda configuram a maior audiência das publicações, lançadas no início do ano. “Tivemos um retorno muito positivo dos leitores, em um nível que não esperávamos. Os livros têm força com crianças não muito pequenas, entre 10 e 12 anos. Mas é com a ajuda dos pais que esses mais jovens poderão conhecer mais os artistas, suas carreiras e entender o porquê de tanto sucesso”, aponta Elisângela.

MERCADO A linguagem infantil e, ao mesmo tempo, capaz de fisgar também os mais velhos lembra o recente fenômeno dos livros de colorir, que catalisou a arteterapia no meio literário. Focada no público infantil, a atividade se mostrou um ótimo momento de relaxamento para alguns, independentemente da idade.


“O enorme sucesso dos livros de colorir foi algo muito diferente no mercado editorial, não há histórico de nada tão forte quanto. Não posso afirmar que o êxito se repetirá, mas esse conceito de se procurar elementos ou personagens em uma cena são bastante populares em todo o mundo e têm funcionado muito bem no mercado brasileiro”, avalia a editora.
Ela garante que a coleção Onde está? ganhará novas publicações no ano que vem. Os homenageados ainda não podem ser revelados, mas Elisângela promete que vêm aí personalidades tão populares quanto o Rei do Rock e os Fab Four.

ONDE ESTÁ O ELVIS?

Ilustração de Moreno Chiacchiera
Ciranda Cultural
24 páginas
R$ 19,90

ONDE ESTÁ A BANDA THE BEATLES?

Ilustração de Dani Geremia
Ciranda Cultural
24 páginas
R$ 19,90

['__class__', '__cmp__', '__contains__', '__delattr__', '__delitem__', '__dict__', '__doc__', '__eq__', '__format__', '__ge__', '__getattribute__', '__getitem__', '__gt__', '__hash__', '__init__', '__iter__', '__le__', '__len__', '__lt__', '__module__', '__ne__', '__new__', '__reduce__', '__reduce_ex__', '__repr__', '__setattr__', '__setitem__', '__sizeof__', '__str__', '__subclasshook__', '__weakref__', 'clear', 'copy', 'fromkeys', 'get', 'has_key', 'items', 'iteritems', 'iterkeys', 'itervalues', 'keys', 'pop', 'popitem', 'request', 'setdefault', 'update', 'values', 'viewitems', 'viewkeys', 'viewvalues']

MAIS SOBRE ARTES-E-LIVROS