Estreia montagem mineira de 'La traviata', o clássico de Giuseppe Verdi que cruzou séculos e encanta várias gerações

A temporada vai até 28 de abril, no Palácio das Artes

por Cecília Emiliana 19/04/2018 20:03
É uma obra artística difícil de resumir. Nem o Google deu conta. Experimente “jogar” a palavra “ópera” no buscador. Os resultados devolverão um navegador homônimo, primo do Chrome e do Firefox. “Belo atestado de velhice”, concluirão os incautos da “geração milenium”. E não estarão de todo errados, pois quem nasceu em 1600, caso desta arte barroca, já está bem idoso mesmo.
Marcos Vieira/EM/D.A Press
'La traviata' conta a história de amor de dois jovens que enfrentam o preconceito na França do século 19 (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)

Porém, o próprio Google comprova exatamente o contrário. Basta mudar a busca para “La traviata”, a ópera mais famosa do italiano Giuseppe Verdi. Este ano, há, no mínimo, 30 montagens em cartaz no mundo inteiro. Uma delas vai estrear nesta sexta-feira (20), no Palácio das Artes.

A montagem da Fundação Clóvis Salgado tem direção musical e regência do maestro Sílvio Viegas e direção cênica de Jorge Takla. La traviata se inspira no livro A dama das camélias, escrito em 1848 por Alexandre Dumas Filho. O romance fala da paixão entre o burguês Armand Duval e Marguerite Gautier, a mais bela cortesã de Paris. O casal enfrenta o preconceito de uma França que recrimina o amor entre jovens de classes sociais distintas.

“Diria que é um fenômeno um tanto inexplicável mesmo. Uma arte velha e nova ao mesmo tempo. Antiga e atual, erudita e popular. Coisa de jovem e coisa de idoso. Lenta, rápida, tradicional e ousada. A música é extraordinária, muito mais importante do que as pessoas pensam. Os temas são muito conhecidos e tocam o coração. É por isso que eles sobrevivem desde 1853”, destaca Jorge Takla.

No palco, estarão 12 solistas, 70 coristas e 100 músicos. Nos bastidores, 80 técnicos. Takla revela que não modificou o original. Manteve o luxo do século 19, bem como cenários e figurinos de época. O capricho ficou por conta da emoção.

“Pretendo contar essa história da maneira mais humana, mais verdadeira e mais direta possível. Tentei mantê-la em seu contexto. Não a modernizei. Em certas ocasiões, La traviata é transferida para os tempos atuais, numa visão mais moderna. Achei que não havia necessidade, pois o tema já é muito moderno a partir do momento em que a gente o retrata de maneira muito humana, universal e direta”, explica.

O maestro Sílvio Viegas elogia o compositor de La traviata. “Verdi era dramaturgo e músico. Ou seja, um gênio. Interpretação com emoção, esse é o segredo sempre”, diz.

A solista argentina Jaquelina Livieri, que interpreta Violetta Valéry, está feliz em participar da montagem. Elogiando a equipe do Palácio das Artes, ela comemora a chance de voltar a trabalhar em BH. Em 2015, Jaquelina estreou por aqui em Lucia di Lammermoor, ópera de Gaetano Donizetti.

LA TRAVIATA
De Giuseppe Verdi. Regência: Silvio Viegas. Concepção e direção cênica: Jorge Takla. Cantores: Jaquelina Livieri, Fernando Portari, Paulo Szot, Juliana Taino, Fabíola Protzner, Thiago Soares, Pedro Vianna, Cristiano Rocha, Mauro Chantal, Lucas Damasceno e Thiago Roussin. Com Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Coral Lírico de Minas Gerais e Cia. de Dança Palácio das Artes. Palácio das Artes. Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro, (31) 3236-7400. Estreia nesta sexta-feira (20), às 20h30. Domingo (22), às 19h. Dias 24, 26 e 28 de abril, às 20h30. R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia).

['__class__', '__cmp__', '__contains__', '__delattr__', '__delitem__', '__dict__', '__doc__', '__eq__', '__format__', '__ge__', '__getattribute__', '__getitem__', '__gt__', '__hash__', '__init__', '__iter__', '__le__', '__len__', '__lt__', '__module__', '__ne__', '__new__', '__reduce__', '__reduce_ex__', '__repr__', '__setattr__', '__setitem__', '__sizeof__', '__str__', '__subclasshook__', '__weakref__', 'clear', 'copy', 'fromkeys', 'get', 'has_key', 'items', 'iteritems', 'iterkeys', 'itervalues', 'keys', 'pop', 'popitem', 'request', 'setdefault', 'update', 'values', 'viewitems', 'viewkeys', 'viewvalues']

MAIS SOBRE ARTES-E-LIVROS