Elefantes invadem BH em mostra que incentiva a preservação dos animais

Elephant Parade, uma das maiores exposições do mundo, pode ser vista em vários pontos da capital como as praças da Liberdade e da Savassi

por Francelle Marzano 15/03/2018 14:04
Lanna Tonussi/Divulgação
(foto: Lanna Tonussi/Divulgação)
Não se assuste se você estiver andando pelas ruas de Belo Horizonte e se deparar com um elefante em tamanho real. A mostra Elephant Parade, uma das exposições de arte mais famosas do mundo, traz para a capital a partir desta quinta-feira, 15/3, até 15 de março, 40 esculturas de elefantes pintadas por artistas brasileiros e locais convidados. 

A exposição que acontece em várias partes do mundo, teve início em Roterdã, na Holanda, e têm o objetivo de chamar a atenção para a arte e a preservação da espécie. Ao final de cada mostra, as peças são leiloadas e parte do dinheiro arrecadado é doado para projetos de preservação dos elefantes asiáticos e africanos que estão ameaçados de extinção devido à caça ao marfim. 

Uma das novidades da edição de BH é que os artistas locais Alexandre Rato, Davi DMS, Lígia Viber, Maria Raquel Bolinho e Rogério Fernandes, foram convidados para customizar 7 das 40 peças da exposição. De acordo com os organizadores do evento, cada uma das pinturas personalizadas vai levar, em média, de 7 a 10 dias para ficar pronta e o público pode acompanhar de perto a transformação num ateliê montado dentro do shopping Pátio Savassi

Origem da Elephant Parade

Criada pelo holandês Mike Spits, a Elephant Parade foi inspirada em uma bebê elefante da Tailândia, a Mosha, que aos seis meses de idade perdeu uma das patas ao pisar em uma mina. A exposição foi a maneira encontrada para buscar recursos para cuidar de Mosha, comprar a prótese dela anualmente, e também ajudar todos os outros elefantes asiáticos que sofrem com as minas e com os maus tratos.

Veja onde você pode visitar os elefantes:

Pátio Savassi
Avenida do contorno 6061
30 elefantes

Praça da Liberdade
5 elefantes

Praça da Savassi
2 elefantes

Lojas Araújo
5 elefantes
 

MAIS SOBRE ARTES-E-LIVROS