Uai Entretenimento

Projetos incentivam a leitura ao enviar e-mail com contos literários


Imagine abrir, diariamente, a caixa de entrada do e-mail e, no lugar de centenas de spams, encontrar textos e trechos literários de autores consagrados e até de novatos. Duas iniciativas no país – Contém um Conto e Leia Brasileiros – podem proporcionar isso.

Criado pela Companhia das Letras, o programa Contém um Conto se inspirou na Season of Stories (temporada de histórias, em tradução literal), realizada no exterior pela Penguin Random House – braço internacional do grupo do qual o selo Alfaguara e a Companhia das Letras fazem parte.

“O projeto deles divulgou histórias incríveis. Isso me fez pensar no quanto nós aqui também tínhamos alguns autores maravilhosos, com livros de contos vencedores de prêmios e sucesso de crítica, mas que nem sempre conseguem chegar aos leitores da forma que queremos”, explica Luara França, editora do selo Alfaguara, uma das responsáveis pela iniciativa.

A partir daí, construiu-se de maneira mais sólida a ideia de enviar um conto diretamente aos leitores por e-mail. A princípio, foram escolhidos textos de livros lançados pelo grupo editorial. “A seleção não teve um tema nem nada desse tipo. A única coisa em comum entre eles é a capacidade de entretenimento e a superqualidade literária”, explica.

A ideia também é tentar popularizar o conto, tido como difícil por muitos leitores. “O conto costuma ser visto como um gênero quase para iniciados. É comum ouvir pessoas dizendo que não gostam de lê-los.

A ideia é mostrar a pluralidade dessa forma literária, por isso os textos escolhidos terão temas bastante diversos”, comenta.

De acordo com Luara, nada impede que, posteriormente, o projeto receba textos diferentes dos selecionados nesta edição. “Talvez, no futuro, algum conto inédito entre no projeto, mas também sem limitações. O que nós buscamos, o que mais nos interessa, é a diversidade da experiência humana”, reforça.

DIÁLOGO

Organizador do Leia Brasileiros, o escritor Giovanni Arceno quer incentivar o diálogo sobre a literatura brasileira e divulgar autores que muita gente jamais leria ou nem sequer teria interesse em conhecer. “Encontrei essa possibilidade na newsletter. Meu principal indicador de sucesso é o crescimento orgânico de inscritos e o número de comentários que recebo diariamente”, diz.

Em setembro de 2016, Giovanni começou a enviar, de segunda a sexta-feira, trechos de obras literárias que considerava impactantes. Tentava, por meio deles, provocar o leitor a conhecer os respectivos escritores.

“Essa é a minha forma de apresentar a literatura. Não preciso revelar a experiência completa, posso dar só um soco de 700 caracteres no leitor.
Se ele gosta de apanhar – literariamente falando –, assim como eu vai atrás do resto”, sustenta.

Giovanni acredita que iniciativas assim podem angariar público para a literatura brasileira. O projeto já conta com 6,2 mil seguidores. “É um teatro cheio de gente falando pra mim que comprou livros por minha causa, que está disposta a tirar 10 minutinhos do seu dia para ler o que pesquisei e selecionei pra elas. Com mais 10 Leia Brasileiros, a gente enche o Maracanã”, aposta.

Para Giovanni Arceno, a literatura brasileira deveria ser menos excludente. “Temos que criar mais conexões com as pessoas, respeitar o tempo e o ritmo de cada leitor, seus gostos. Com uma ideia dessas na mão, é praticamente minha obrigação transmitir esse sentimento a quem topa seguir meu projeto”, conclui.


INSCREVA-SE

Para receber os textos via e-mail, é necessário o leitor se inscrever em contemumconto. strikingly.com e www.leiabrasileiros.com.br.