Jornalista, músico e poeta Fernando Righi lança 'A dança dos dias'

Escritor reafirma seu estilo irônico e repleto de reflexões filosóficas para tratar de situações corriqueiras

- Foto: Facebook/Reprodução
O escritor e músico Fernando Righi lança, nesta terça-feira (5 de dezembro), das 18h às 21h, no Café do Palácio das Artes, “A dança dos dias”, 13º livro da carreira e nono de poesia. Na obra, Righi reafirma seu estilo irônico e repleto de reflexões filosóficas para tratar de situações corriqueiras e dos grandes temas humanos desde antes da invenção escrita: amor, vida, morte – o sentido da existência.

Entre novidades do livro estão pequenos poemas e aforismos poéticos, que proporcionam um respiro aos tradicionais poemas de três estrofes também presentes. “Havia muita coisa postergada em obras anteriores, como aforismos, tercetos e outras pequenas formas. Busquei um diálogo entre eles e desenhos simples, que remeteu aos velhos almanaques farmacêuticos, como Biotônico Fontoura. Coisas que deixaram boas lembranças na minha geração”, conta.

A retomada do “bestiário”, um estilo medieval que utilizava animais para refletir sobre a condição humana, também está presente nas páginas de “A dança dos dias”. “Em 2009, havia lançado 'Bestiário mínimo', em que poemas sobre insetos ilustraram nossa existência anônima e, muitas vezes, sem sentido. Agora, o bestiário é doméstico e repleto de 'foforicies'— cachorros, gatos, passarinhos, vacas e cavalos servem de espelho para uma reflexão poética sobre o amor e a vida. Ficou bem bacana”, adianta.

Nascido em Belo Horizonte (1964), Fernando Righi escolheu o contrabaixo e a voz como instrumentos de ofício nas dezenas de bandas em que atua desde a década de 1980, época em que também se iniciou no jornalismo.
Acostumado com as exigências dos compassos musicais e dos deadlines da redação, o poeta ainda manifesta sua perplexidade diante ao paradoxo entre a eternidade e a urgência do tempo moderno.

Lançamento
Data: 5 de dezembro de 2017
Horário: Das 18h às 21h
Endereço: “Café do Palácio”. Subsolo do Palácio das Artes – Avenida Afonso Pena, 1537 – Centro.
Informações: (31) 99571-9435
 
Ficha técnica:
“A dança dos dias”
Editora Santo Ambrósio
80 páginas
Formato: 12x19cm
Preço: R$ 40
.