Centro Pompidou acolhe a obra recusada pelo Louvre

Escultura Domestikato é interpretada por alguns como um casal em ato sexual

por AFP 21/10/2017 16:00


Alain Jocard/AFP
Alain Jocard/AFP (foto: Alain Jocard/AFP)
Paris –
Uma escultura gigante, que pode ser interpretada como um casal em pleno ato sexual, provoca polêmica na capital francesa. O Centro Pompidou decidiu exibi-la depois que o Museu do Louvre a recusou. Domestikator, do artista holandês Joep Van Lieshout, faz parte da Feira Internacional de Arte Contemporânea (Fiac).

Com 12 metros de altura, a escultura é formada por pequenos blocos, lembrando peças do brinquedo Lego. O presidente do Louvre, Jean-Luc Martinez, argumentou que comentários que circulavam na internet a respeito da obra eram “muito brutais” e que ela “corria o risco de ser mal recebida pelo público tradicional do Jardim Tuileries”.

Por sua vez, Bernard Blistene, diretor do Museu Nacional de Arte Moderna do Centro Pompidou, defendeu Domestikator. “Uma magnífica utopia em sintonia com o espaço público”, declarou.

O artista Van Lieshout parabenizou o Pompidou por “enxergar além das interpretações sensacionalistas da obra”. De acordo com ele, Domestikator remete “à forma como os seres humanos utilizam a tecnologia”, em um processo no qual “domesticam” o mundo.

Até amanhã, a Fiac exibirá cerca de 70 esculturas na capital francesa. 

['__class__', '__cmp__', '__contains__', '__delattr__', '__delitem__', '__dict__', '__doc__', '__eq__', '__format__', '__ge__', '__getattribute__', '__getitem__', '__gt__', '__hash__', '__init__', '__iter__', '__le__', '__len__', '__lt__', '__module__', '__ne__', '__new__', '__reduce__', '__reduce_ex__', '__repr__', '__setattr__', '__setitem__', '__sizeof__', '__str__', '__subclasshook__', '__weakref__', 'clear', 'copy', 'fromkeys', 'get', 'has_key', 'items', 'iteritems', 'iterkeys', 'itervalues', 'keys', 'pop', 'popitem', 'request', 'setdefault', 'update', 'values', 'viewitems', 'viewkeys', 'viewvalues']

MAIS SOBRE ARTES-E-LIVROS