Em show, Caetano Veloso defende obra de Moraleida e elogia a coragem dos mineiros em reagir à censura

Cantor e compositor diz que mostra atacada por políticos 'é um orgulho' para Minas

por Estado de Minas 08/10/2017 21:13


Durante o show ao lado dos filhos Tom, Zeca e Moreno no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, Caetano Veloso voltou a falar sobre a polêmica exposição de Pedro Moraleida, em cartaz na principal galeria de arte da casa de espetáculos mineira. 

"Essa exposição é um orgulho para os mineiros. Acho que os mineiros devem ficar orgulhosos de terem reagido, com mais nitidez do que em qualquer outro lugar do Brasil, a essa tentativa obscurantista de censurar as obras de arte", disse o cantor sob aplausos do público. 

Antes de subir ao palco, Caetano visitou a mostra do artista plástico belo-horizontino,intitulada Faça você mesmo sua Capela Sistina. Em coletiva à imprensa, defendeu a liberdade de expressão: 'Eu vivi o período da ditadura e não quero nada parecido com isso". 

Ele, sua mulher, a produtora Paula Lavigne, e vários artistas lançaram a campanha #342Artes, a favor da liberdade de expressão, contra a perseguição a criadores atacados por políticos e contra o cancelamento da exposição “Queermuseu”, em Porto Alegre. O movimento também defende a performance La bête, alvo de polêmica em São Paulo. 



VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE ARTES-E-LIVROS