Memórias da infância inspiraram o novo espetáculo da Cia. Sesiminas, em cartaz no fim de semana

'Cidade dos sonhos', com coreografia de Ane Adade, traz roteiro de Eduardo Moreira e direção cênica de Inês Peixoto, integrantes do Grupo Galpão

por Márcia Maria Cruz 07/10/2017 14:32

A Cia. de Dança Sesiminas apresenta 'Cidades dos sonhos', recanto das virtudes, com sessões no sábado (7) e no domingo (8), no Teatro Sesiminas, em BH. O espetáculo tem roteiro de Eduardo Moreira e direção de Inês Peixoto, ambos do Grupo Galpão, coreografia de Ane Adade e trilha de Kiko Klaus.

Andreia Bueno/divulgação
As 12 virtudes são 'dançadas' por bailarinos em 'Cidade dos sonhos' (foto: Andreia Bueno/divulgação)

''É voltado para crianças de zero a 80 anos. Mergulhamos na infância, onde todos estivemos'', afirma Ane. Casas dos sonhos' segue três eixos: a casa da família Flores, a casa de dona Ana e o estrangeiro que mora dentro de uma mala. Os bailarinos foram convidados a trabalhar a partir de jogos de cena e de memórias pessoais. Trouxeram fotos e textos que relembrassem o período lúdico de sua própria vida.

 

''As personagens vieram da memória. São pessoas reais com quem eles conviveram'', afirma Ane Adade. Também foi realizada pesquisa com base no 'Livro das virtudes' (1995), de William Bennett, 'Nu, de botas' (2013), de Antonio Prata, e em vários contos de Clarice Lispector.
Ane destaca a parceria com escolas da Rede Sesi. ''Mergulhamos na bibliografia para trazer as virtudes de maneira mais palpável e sensível. Não é um conceito simples, mas há ali a predisposição para fazer o bem. Algumas virtudes são difíceis de se exercitar, como a paciência'', diz a coreógrafa.

 

As escolas trabalharam 12 virtudes: tolerância, paciência, compaixão, lealdade, honestidade, gratidão, justiça, respeito, gentileza, generosidade, perseverança e solidariedade.
A Cia. de Dança fez ensaio aberto para 40 crianças da rede Sesi, quando os bailarinos puderam ter contato com a visão das crianças sobre as virtudes, incorporando essa percepção aos movimentos.

 

Com carreira no teatro e na TV, 'Cidades dos sonhos' é a primeira experiência da atriz Inês Peixoto, do Grupo Galpão, na direção de um espetáculo de dança. ''É algo bastante novo pra mim. Queria mostrar como é simples praticar as virtudes. Somos virtuosos a partir do outro. Falamos de duas famílias vizinhas e de um estrangeiro que chega. Apresentamos uma cidade relação amorosas, solidária e generosa'', explica.

 

Inês ressalta que o desafio  foi prazeroso. ''Não faço separação entre teatro, dança e música. Enxergo tudo como arte cênica. Tudo é um foco só'', conclui Inês.


CIDADES DOS SONHOS, RECANTO DAS VIRTUDES
Com Cia. de Dança Sesiminas. Sábado (7/10) e domingo (8/10), às 17h. Teatro Sesiminas. Rua Padre Marinho, 60, Santa Efigênia. R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Ingressos à venda na bilheteria do teatro e no site www.tudus.com.br. Informações: (31) 3241-7181

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE ARTES E LIVROS