Cancelada após protesto no Sul, mostra 'Queermuseu' pode vir para BH

Exposição que explora a diversidade dos gêneros estava em cartaz desde agosto e despertou críticas de grupos religiosos e do Movimento Brasil Livre

Francelle Marzano
Um dos quadros expostos retratava imagens que simbolizavam crianças, com as frases 'Criança viada deusa das águas' e 'Criança viada travesti da lambada'. - Foto: Facebook/Reprodução
Depois de ser cancelada pelo Santander Cultural, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a exposição "Queermuseu - Cartografias da diferença na arte brasileira" pode ser reaberta em Belo Horizonte. A possibilidade foi levantada numa conversa entre um amigo em comum do curador da mostra, Gaudêncio Fidelis, e o Secretário Municipal de Cultura de BH, Juca Ferreira

Em entrevista ao Estado de Minas, o secretário disse que vê com "bons olhos" a exposição. "O curador sinalizou que gostaria de vir para BH pelo clima de liberdade e aceitação que estamos vivendo aqui. Um amigo me ligou e disse que havia essa possibilidade, e eu disse que a via com bons olhos, mas ainda não podemos confirmar nada", afirmou o secretário. 
 
Ainda de acordo com Ferreira, é preciso avaliar as possibilidades para a vinda da mostra. "Custa dinheiro trazer uma mostra desse porte para a cidade. Precisamos de um investidor, de patrocínio e de estudar um espaço cultural viável para abrigar a exposição." Em seu perfil no Facebook, o sociólogo e ex-ministro da Cultura dos governos Lula (2008-2011) e Dilma Rousseff (2015-2016) levantou a bandeira a favor da exposição e afirmou que "diante de qualquer tentativa de censura à arte, a única coisa a não fazer é ceder".

Ele disse ainda que é lamentável a decisão do Santander Cultural de fechar a mostra e afirmou ser "inadmissível que, no Brasil, ainda sejam praticados atos autoritários de interdição a obras de arte e a outras formas de expressão baseados na opinião de grupos moralistas, sectários, fundamentalistas religiosos". 

A assessoria de imprensa do Santander Cultural descartou a hipótese de a mostra "Queermuseu" vir para Belo Horizonte com o patrocínio do banco. De acordo com a assessoria, a exposição foi fechada por conta dos protestos e não há nenhuma possibilidade de reabertura, a não ser que o curador encontre outro patrocinador. 
 
A mostra contava com mais de 270 obras, que exploram a diversidade dos gêneros, e estava prevista para ir até 8 de outubro no Santander Cultural, mas foi fechada no domingo, 10. Na segunda-feira, 11, o Banco Santander comunicou que irá devolver à Receita Federal os R$ 800 mil captados via Lei Rouanet para a realização da exposição.
 
 
.