Uai Entretenimento

Palestra discute obra do escritor Antônio Callado

Evento será conduzido pela jornalista Ana Arruda Callado e celebra os 100 anos do mestre

Estado de Minas
- Foto: Canal Curta/Divulgação
A escritora e jornalista Ana Arruda Callado, viúva do escritor Antônio Callado (1917-1997), estará hoje, em Belo Horizonte, para uma palestra, por ocasião do centenário de nascimento do escritor, jornalista e dramaturgo carioca. “Antônio Callado, um esctritor que amava seu país” é o tema da palestra na Academia Mineira de Letras. A convidada do programa Universidade Livre tem extensa carreira no jornalismo, como professora de comunicação e também escreveu diversos livros, entre eles a novela policial Uma aula de matar e sete biografias de mulheres.

Com formação em direito, Callado ingressou na carreira jornalística em 1937. Desde então, trabalhou em diversos veículos, com experiências em todo o mundo: cobriu a Segunda Guerra Mundial para a BBC de Londres, a Guerra do Vietnã pelo Jornal do Brasil e fez séries de reportagens que resultaram em importantes livros – O esqueleto na lagoa verde (1953), sobre as viagens do explorador Fawcett à Amazônia; Vietnã do Norte (1969), sobre a guerra e vários outros. No entanto, a literatura e o teatro sempre foram o carro-chefe de sua vasta produção, que inclui A madona de cedro (1957), Quarup (1967), Reflexos do baile (1976), Sempreviva (1981) e A expedição Montaigne (1982).

A palestra será realizada na Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1.466, Lourdes), hoje, às 20h, com entrada franca.





.