O livro reúne textos do blog que a escritora manteve por mais de um ano no site do jornal O Globo, dedicado à literatura infantojuvenil. Os 68 textos não subestimam, em nenhum momento, a inteligência e a complexidade das crianças. Cada artigo é pontuado por livros relacionados ao principal tema abordado. São mais de 300 obras de literatura infantil organizadas com referências bibliográficas completas. O índice onomástico é outro recurso para facilitar a experiência de pais e educadores em busca de autores que possam enriquecer e diversificar o universo infantil.
“Lançamos o livro em Brasília, no Rio de Janeiro e agora em Belo Horizonte. O retorno tem sido interessante por ser um tema sobre o qual quase toda família se questiona, pois deseja entender a literatura infantil para se aproximar das crianças. No contato com os leitores, as perguntas são direcionadas pela preocupação com a construção da formação dos pequenos leitores”, explica.
saiba mais
Belotur libera aplicativo com programação do Arraial de Belo Horizonte
Juca Ferreira compara abandono da cultura ao escândalo da corrupção
Google faz homenagem a Machado de Assis no doodle do dia
Família de Monteiro Lobato estuda processar blogueiro por uso de Cuca
Exposição, festa junina e lançamento de publicações homenageiam Guignard
A jornalista diz que sua pesquisa traz amplo universo de autores, fala de como lidar com os clássicos (Machado de Assis, Aluísio de Azevedo e Lima Barreto, por exemplo) e trata de políticas públicas para a criação de um mercado democrático de acesso à leitura e à imagem.
Nos quatro capítulos, Graça aponta, entre vários temas importantes, a carência de bibliotecas especializadas nesse segmento e a ausência de espaços conhecidos como “bebetecas”, destinadas à primeira infância, comuns em países desenvolvidos. Aborda também o universo digital, o cuidado com a leitura virtual (ela não a censura, mas aconselha sua adequação ao repertório da criança) e o risco de gerar impasses no aprendizado da leitura em algumas regiões do país.
HABITAR A INFÂNCIA: COMO LER LITERATURA INFANTIL
. De Graça Ramos e Sérgio Luz (ilustrações)
. Tema Editorial
. 312 páginas
. R$ 40
. Lançamento hoje (22/6), às 18h, na Livraria Quixote, Rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi