[an error occurred while processing this directive] Autora Lara Erber lança livro 'A retornada' no Sesc Palladlim

Autora Lara Erber lança livro 'A retornada' no Sesc Palladlim

Além do lançamento da obra, encontro com público vai contar com debate sobre feminismo, arte e literatura

por Márcia Maria Cruz 19/06/2017 08:58
Karl Erik Schollhammer/Divulgação
(foto: Karl Erik Schollhammer/Divulgação )
Laura Erber participa do projeto Caro leitor com o lançamento do livro A retornada (Relicário) nesta terça (20), no Sesc Palladium. Depois de nove anos da publicação de Os corpos e os dias – obra finalista do Prêmio Jabuti –, a carioca volta aos versos e também à experiência limiar da morte.

A retornada traz as marcas da escrita de Laura, como a sinestesia, a relação com a imagem e a intertextualidade. O lançamento será seguido de debate sobre feminismo, arte e literatura. Participarão da mesa a crítica carioca Ana Bernstein e a artista visual paulistana Rosana Paulino.

O livro se estabelece a partir de conversas de Laura com outros escritores a partir de epígrafes. Alguns poemas são construídos como resposta a versos de poetas eleitos como propositores ou fantasmas amigáveis. O livro se inicia com a pergunta-verso da norte-americana Sylvia Plath (1932-1963): “Posso escrever poemas? Por uma espécie de contágio?”

As respostas de Laura se apresentam a partir de diálogos com versos de Heiner Müller, Marina Tsvetaiéva, Ghérasim Luca, Mallarmé, Ted Hughes e Agnès Varda. A escritora brinca com a ideia de se contagiar ou se contaminar com os autores com quem dialoga por meio da poesia. Além de escritora, Laura Erber é artista visual e professora.

Em diálogo com Heiner Müller, a autora fala do significado das imagens: “A imagem transtorna, vem no vento que espalha os papéis”. Assinado pela escritora Heloísa Buarque de Holanda, o posfácio diz: “Encantamento não deve ser explicado, por correr o risco de ser desfeito”.
 
A RETORNADA
» De Laura Erber
» Editora Relicário
» 60 páginas
» R$ 30
 
» Lançamento terça (20), às 18h30, no Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro). Sessão de autógrafos seguida de debate sobre o tema “Feminismo, arte e literatura”. Entrada franca.

['__class__', '__cmp__', '__contains__', '__delattr__', '__delitem__', '__dict__', '__doc__', '__eq__', '__format__', '__ge__', '__getattribute__', '__getitem__', '__gt__', '__hash__', '__init__', '__iter__', '__le__', '__len__', '__lt__', '__module__', '__ne__', '__new__', '__reduce__', '__reduce_ex__', '__repr__', '__setattr__', '__setitem__', '__sizeof__', '__str__', '__subclasshook__', '__weakref__', 'clear', 'copy', 'fromkeys', 'get', 'has_key', 'items', 'iteritems', 'iterkeys', 'itervalues', 'keys', 'pop', 'popitem', 'request', 'setdefault', 'update', 'values', 'viewitems', 'viewkeys', 'viewvalues']

MAIS SOBRE ARTES-E-LIVROS