Uai Entretenimento

OS ESPELHOS DA ALMA

Paula Huven lança neste sábado o livro Devastação, em BH

Realizado em 2014, o conjunto de imagens é produto de um procedimento inusitado. Por 15 minutos, ela colocou mães e filhas diante de um espelho e ficou com sua câmera atrás dele

Walter Sebastião
Ana Paula e Maria Lúcia: mãe e filha posam para a fotógrafa Paula Huven - Foto: Paula Huven/divulgação

Será lançado hoje um ensaio fotográfico notável: Devastação, assinado por Paula Huven. Realizado em 2014, o conjunto de imagens é produto de um procedimento inusitado. Por 15 minutos, ela colocou mães e filhas diante de um espelho e ficou com sua câmera atrás dele. Com linguagem direta, as fotos condensam não apenas vários sentimentos, mas quase infinitas leituras.

O título do livro remete ao conceito do psicanalista Jacques Lacan (1901-1981) sobre o processo vivido por meninas que, ao se tornarem mulheres, enfrentam a necessidade e a impossibilidade de romper com a referência materna.

Devastação nasceu quando a fotógrafa voltou a Belo Horizonte com uma filha, o que trouxe intenso convívio com a mãe dela. Realizado a partir do Prêmio Funarte Mulheres nas Artes Visuais, o projeto dialoga com outras obras de Paula. Para a artista, elas trazem a questão da observação do tempo – mais exatamente, “o aqui e agora de uma experiência com o presente”, seja ela física ou emocional.

Antes de Devastação, Paula realizou Apneia. Essas fotos mostram pessoas logo depois de ficarem imersas na água o maior tempo possível. Trabalho ainda inédito é Dias comuns, observação da ação do tempo sobre objetos cotidianos.

INTIMIDADE

O livro Devastação é a primeira edição de um ensaio de Paula Huven.
“Gosto muito da possibilidade oferecida pela edição de que meu trabalho seja levado para o ambiente íntimo, da casa. É uma forma de disseminar a experiência que deu origem às fotos”, explica.

O volume tem um aspecto que merece atenção: viabiliza a publicação de uma obra. Além de romper com o fato de exposições importantes ficarem sem registro, ele divulga o trabalho de Paula.

Distribuído gratuitamente, o livro traz dois textos: Os olhos, o espelho, o outro, de Carolina Junqueira de Jesus, e Deusas, bruxas, santas, mulheres: a invenção de um amor, de Maria Angélica Melendi.

DEVASTAÇÃO
Lançamento do livro de fotos assinadas por Paula Huven. Hoje, às 11h. AM Galeria de Arte, Rua do Ouro, 136, Serra, (31) 3223-4209..