(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Nova edição da biografia de Renato Russo será lançada nesta quarta

'Renato Russo - O filho da revolução', de Carlos Marcelo, reúne mais de 100 entrevistas com familiares e amigos do líder da Legião Urbana, morto há 20 anos


19/10/2016 08:35 - atualizado 19/10/2016 08:43

(foto: Marcelo Theobald/AJB)
(foto: Marcelo Theobald/AJB)
Duas décadas depois de sua morte (em 11 de outubro 1996), Renato Russo permanece sendo um dos mais importantes nomes da música brasileira. A história, a obra e manuscritos exclusivos do músico são apresentados na biografia Renato Russo – O filho da revolução, do jornalista e escritor Carlos Marcelo, diretor de redação do Estado de Minas.


Lançado em 2009, o livro figurou entre os mais vendidos de não ficção daquele ano. Revista, atualizada e ampliada, a nova edição será lançada nesta quarta (19) em BH, no Sempre um Papo. A partir de mais de 100 entrevistas, a obra revela o processo de formação do ídolo, da juventude até sua morte prematura, passando pelo sucesso como líder da Legião Urbana, banda que, além de mudar o cenário da música nacional, foi inspiração para gerações.


Carlos Marcelo conta que acrescentou informações à obra, que traz um capítulo inédito. “Nunca tinha mexido no texto original. Desta vez, sim. Foi mais do que uma revisão, foi um texto revisitado pelo autor. Quem prestar atenção nas duas versões vai ver que há acréscimos nos outros capítulos, fui costurando o livro por dentro”, afirmou. A primeira edição é resultado de nove anos de trabalho. Um ano e meio foram gastos na revisão.


Ao revisitar a obra, o escritor incluiu referências ao diário escrito por Renato, Só por hoje e para sempre, publicado no ano passado. A imersão permitiu a Carlos Marcelo apresentar com mais detalhes o final da vida do artista. “Eu achava que havia uma lacuna. Tinha muita curiosidade sobre esse período. Quis ouvir os músicos que conviveram com ele no fim da vida, que tocaram com a Legião nas últimas turnês e trazer mais lembranças.”

 

Renato Russo – O filho a revolução
Lançamento nesta quarta (19), às 19h30, na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro), entrada franca.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)