Os adultos que sempre quiseram usar os tênis com luzes que fazem sucesso entre as crianças têm agora a oportunidade de incrementar o visual com os modelos de LED. Nada discretos, eles apareceram em semanas de moda, no encerramento da Olimpíada do Rio e já chegaram ao mercado – e algumas marcas estão com pré-venda na internet.
O coreógrafo Alan Brasil, de 37 anos, comprou um modelo em julho deste ano, quando esteve em Nova York, e diz que o tênis vira uma atração tanto em festas quanto em suas aulas. “Onde uso, as pessoas ficam alegres e pedem para tirar fotos. Fui para uma festa de amigos e o pessoal adorou. Esse tênis também contribuiu para as minhas aulas, porque dá visibilidade para os meus passos e isso ajuda os meus alunos na hora de aprender as coreografias.”
O sistema de luzes do tênis de LED pode ser desativado sempre que o usuário quiser e, de acordo com o modelo, pode ser programado para alternar as cores ou ficar apenas com uma. A recarga é feita via cabo USB, mas é preciso tomar cuidado: o calçado não deve ser lavado como um tênis convencional, mas higienizado apenas com um pano úmido.
Brasil diz que pagou US$ 100 no par e costuma aderir a itens que estão na moda não só no País, mas no exterior. “Vi que era uma tendência e comprei um modelo neutro. Como lido com a dança, ter esses produtos que propiciam diferenciais é bacana.
O coreógrafo conta que ficou feliz ao ver a delegação britânica com o modelo na Olimpíada, em agosto. “Eu comemorei um monte, vi que peguei o cometa na hora certa”, brinca. Ele trouxe um par para uma amiga, a empresária e youtuber Tata Furtado, de 33 anos, que usa o modelo para se divertir com as filhas, de 7 e 2 anos. “É bem confortável e acho diferente. Uso para brincar com as minhas filhas no escuro. Acho legal para postar fotos nas redes sociais.”
Ela diz que está procurando um modelo infantil com o mesmo tipo de iluminação, mas ainda não encontrou. “A criançada gosta muito mas também está fazendo sucesso com o público alternativo, descolado. Acho que vai bombar no carnaval.”
Neste mês, a marca Vizzano inicia as vendas de um modelo com autonomia de oito horas de uso contínuo, que pode ser recarregado em duas horas. “O que mais nos impressionou foi a diversidade de público que esta tendência atingiu. Não tem idade basta gostar de moda e estar antenado com o que está acontecendo no cada vez mais dinâmico mundo fashion”, afirma Eduardo Tondin, designer da marca.