(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Literatura

''Eu ainda machuco a palavra'', diz Criolo

Convidado do Circuito das Letras, o músico e compositor debate literatura e outras expressões artísticas em mesa com o poeta Ricardo Aleixo


05/10/2016 08:00 - atualizado 05/10/2016 13:10

Fundador da Rinha de MCs, Criolo é uma das atrações do Circuito das Letras(foto: Gil Inoue/Divulgação)
Fundador da Rinha de MCs, Criolo é uma das atrações do Circuito das Letras (foto: Gil Inoue/Divulgação)
O cantor e compositor Criolo vem a Belo Horizonte falar de literatura. De origem no hip hop, Criolo expandiu limites ao estabelecer diálogo com outros gêneros musicais. Fundador da Rinha dos MC’s ao lado de DJ DanDan, o artista joga luz sobre a produção da periferia. Os duelos de Mcs, os metres de cerimônia na cultura hip hop que lidam com os versos, e os saraus de periferia abrem os espaços para que jovens entrem em contato com o mundo das letras. Criolo debate com o poeta Ricardo Aleixo na mesa Transversalidades: o papel da literatura nas outras expressões artísticas e culturais, que será realizada nesta quarta-feira, 5, às 19h30 no Teatro da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, na Praça da Liberdade, 21, dentro da programação do Circuito das Letras. O Estado de Minas bateu um papo com Criolo, que em sua criação põe em diálogo várias influências musicais, literárias e filosóficas.


Criolo, como você avalia um evento literário como o Circuito das Letras que propõe discutir não só a literatura, mas a palavra nos mais diferentes suportes?
A palavra carrega um tanto do que tentamos descrever neste cotidiano, o visto e o não visto, a palavra mesmo que carrega, nos carrega ou nos afasta do outro e, neste ir e vir, muito se constrói, se destrói, ou apenas é. 

Como a experimentação de linguagens e novos formatos compõem seu processo criativo?
Muito pouco mudei, meu jeito é um tanto de todos os jeitos. As ferramentas agora são tantas mas no final é como escrever no papel na parede ou no chão. Computadores, celulares, tablets, gravadores embutidos todos apenas gravam não são ouvidos. E eu os escuto me escutando, acho que isso é daquelas aventuras imperceptíveis desses tantos processos.

Como poeta, letrista, a palavra tem papel central no seu fazer artístico. Quais os desafios que a palavra ainda lhes são impostos
?
Não consigo em totalidade, por ainda tentar me entender. É uma aventura magnífica essa literatura que nos carrega a tantas mentes e ideias com seus sonhos e constatações. Eu ainda machuco a palavra e ao mesmo tempo ela ainda não cabe todos os gritos das emoções.

Os saraus permitiram que jovens da periferia tivessem contato com a literatura, não só consumido, mas também produzindo. Em sua avaliação, os saraus revolucionaram a literatura brasileira ou ainda há campos não porosos a potência deles?
Na verdade os saraus apresentaram ao mundo a literatura feita por todos estes jovens de todas as periferias, jovens do mundo. Acredito que quanto aos saraus não tenho condição de avaliar mas meu sentimento é de total gratidão por um espaço construído da favela pro mundo apresentando toda a beleza força e poder da palavra. 

Você é o criador da Rinha de MCs, como esses duelos permitem aos jovens de periferia trabalhar a palavra? Qual a função desses espaços na vida dos jovens?
Permite a todos os jovens que queiram viver, experimentar, ousar, serem livres na construção, criação do pensamento e da fala, isto é ousado e libertador.  É cada lugar é um tanto do que você deposita nele. Juntos um aquece o outro, é a palavra, é a voz, é a ousadia, é a liberdade que o rap oferece a todos.
 

 

SERVIÇO

Circuito das Letras
Transversalidades: o papel da literatura nas outras expressões artísticas e culturais. Mesa-redonda com Criolo e Ricardo Aleixo. Hoje, às 19h30, Teatro da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa (Praça da Liberdade, 21, Lourdes). Entrada franca, com distribuição de senhas uma hora antes.

 

 




receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)