Uai Entretenimento

Gregório Duvivier debate o politicamente incorreto em Belo Horizonte na semana que vem

Ator e escritor participa do Circuito das Letras no dia 6. Atividades são gratuitas

Estado de Minas

O escritor e jornalista Gregório Duvivier - Foto: Divulgação/Reprodução internet

Os escritores Humberto Werneck, Gregório Duvivier, Ana Elisa Ribeiro, Maria Esther Maciel e os rappers Criolo e Flávio Renegado são alguns dos 130 convidados do Circuito das Letras, que promoverá 80 atividades gratuitas, entre 5 e 9 de outubro, em Belo Horizonte.

O objetivo da iniciativa é promover entre "escritores, editores, ilustradores, roteiristas, bibliotecários e artistas que trabalham com a palavra como suporte ou inspiração o debate sobre o papel da literatura também em outras expressões artísticas e culturais", segundo a Secretaria de Estado da Cultura, que promove o ciclo, por meio do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG), em parceria com diversas outras entidades culturais.

A programação será gratuita, e as discussões deverão servir de subsídio para a elaboração do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do estado de Minas Gerais.

 

 

O plano, de acordo com a secretaria, "propõe a democratização do acesso ao livro, a valorização institucional da leitura e o incremento de seu valor simbólico, a formação de mediadores para o incentivo à leitura e o desenvolvimento da economia criativa do livro como estímulo à produção intelectual e ao desenvolvimento da economia regional e nacional".

O rapper paulista Criolo é um dos convidados da abertura, no dia 5. Já Gregório Duvivier participa no dia 6, às 20h, do debate "A criação literária contemporânea: amor, humor e o In-correto do politicamente", previsto para o auditório do BDMG Cultural.

Duvivier discutirá o tema com o cartunista carioca Arnaldo Branco (RJ) e o escritor mineiro Jacques Fux. A mediação será do poeta Lucas Guimaraens.
 

.