Uai Entretenimento

Em prol da lona

Belo Horizonte terá Cidade do Circo no espaço da antiga Estação da Gameleira

Termo de cooperação foi assinado entre Leônidas Oliveira, presidente da Fundação Municipal de Cultura, e Sula Kyriacos Mavrudis, fundadora da Rede de Apoio ao Circo

Estado de Minas
Belo Horizonte ganhará Cidade do Circo no espaço da antiga Estação da Gameleira.
Será o primeiro centro de referência do circo do país, com o desenvolvimento de ações formativas e a produção e exibição de espetáculos circenses. Leônidas Oliveira, presidente da Fundação Municipal de Cultura, e Sula Kyriacos Mavrudis, fundadora da Rede de Apoio ao Circo, assinaram ontem, dia 26, termo de cooperação técnica para a instalação da instituição.

O termo prevê a cessão de um terreno de cerca de 12 mil m², além da própria Estação Ferroviária da Gameleira, pelo período de 25 anos, à Rede de Apoio ao Circo. A antiga Estação Ferroviária, tombada pelo patrimônio municipal, será restaurada para abrigar a sede do projeto. As obras têm previsão de início para dezembro de 2016.

O projeto prevê a disponibilização de um espaço para um circo itinerante, a instituição de uma Escola Municipal de Circo, um núcleo de cinema para produção de filmes e documentários, a criação de uma biblioteca e videoteca especializadas, com amplo acervo de livros, jornais, fotos e histórico das famílias que construíram suas trajetórias em torno do circo. A Fundação Municipal de Cultura também poderá desenvolver no local ações e projetos na área de circo..