Uai Entretenimento

"Diversa e democrática", Virada Cultural de BH tem novidades relacionadas à proposta de ocupação

Fundação Municipal de Cultura anuncia programação da quarta edição do evento, com novidades como o Palco Itinerante e o Cine Pedal Brasil, que terá projeções com energia gerada por bicicleta

Ana Clara Brant
O rapper Criolo se apresenta na abertura da Virada, na Praça da Estação, no dia 9/7. Palco terá também shows de Dexter e Renegado - Foto: Gil Inoue/Divulgação

O hip hop vai abrir a 4ª edição da Virada Cultural de Belo Horizonte, que ocorre nos dias 9 e 10 de julho, em 15 palcos da cidade. O rapper paulista Dexter sobe ao palco da Praça da Estação, às 19h do sábado, marcando o início do evento. Na sequência, será a vez do mineiro Flávio Renegado e de Criolo.

A programação procura, mais uma vez, pautar-se pela diversidade, com mais de 500 atrações, todas gratuitas, compreendendo música, teatro, dança, circo, literatura, artes visuais, intervenções urbanas, cultura popular, gastronomia e cinema. A Fundação Municipal de Cultura divulgou ontem os nomes de Elza Soares, Chico César, Karina Buhr, Elke Maravilha, Trupe Gaia e Giramundo entre as atrações.

“Apesar de todas as dificuldades, é fácil fazer a Virada, porque BH é uma cidade extremamente cultural e criativa. Neste ano, a apropriação dos espaços públicos foi ampliada. Além dos palcos tradicionais, como Praça Sete, Parque Municipal, Praça da Estação, Rua Guaicurus, o evento incluirá novos locais, como as praças Afonso Arinos, Ruy Barbosa e a Rio Branco (Rodoviária)”, afirma Simone Araújo, diretora de ação cultural da Fundação Municipal de Culura (FMC).

Uma das novidades relacionadas à proposta de ocupação das ruas e praças é o Palco Itinerante, que terá uma estrutura dinâmica e facilmente desmontável para poder se deslocar por espaços da capital. Entre os artistas que vão se apresentar estão Choro de Varanda, o tradicional Quarteirão do Soul e o sarau Miss Corações Solitários. “A ideia é esse projeto ir mudando de lugar, sempre com uma atração diferente.
Ele estará na feira hippie, na rua Sapucaí, na Álvares Cabral”, acrescenta Simone.

Outra novidade é o Cine Pedal Brasil, iniciativa que tem como objetivo incentivar a mobilidade e que ocupará o Gramado Lago dos Barcos no Parque Municipal, exibindo filmes projetados a partir da energia gerada por meio de bicicletas.

Pela primeira vez também, a Virada Cultural terá uma edição especial do Festival Sarará, que tradicionalmente ocorre em novembro, mês da Consciência Negra. A programação vai ocupar o Parque Municipal e terá artistas como Lenine, Sandra de Sá e o bloco Baianas Ozadas.

Artistas e grupos belo-horizontinos vão estar mais presentes do que nas edições anteriores, segundo o presidente da FMC, Leônidas Oliveira. Família de Rua, Kdu dos Anjos, Djalma Não Entende de Política, Marcelo Veronez, Renato Savassi, Super Som C&A e Gaby Winehouse são alguns dos destaques. “Os artistas da cidade são a essência e os protagonistas dessa Virada, que virou um momento de confraternização entre os moradores, turistas e é a cara de BH. Diversa, transgressora e democrática”, ressalta.

4ª VIRADA CULTURAL DE BH

Dias 9 e 10 de julho. Programação completa: www.viradaculturalbh.com.br.

DVD

Elza Soares, uma das atrações da Virada Cultural, vai se apresentar na Praça da Estação dentro do projeto Minas ao Luar, às 19h de domingo (10/7). Drones irão captar imagens do show que farão parte do DVD da cantora, baseado em seu último e aclamado disco, A mulher do fim do mundo. Boa parte deste novo trabalho será gravada em uma apresentação gratuita na comunidade Centreville, em Santo André, no ABC Paulista.

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

SÁBADO, 9
» PRAÇA DA ESTAÇÃO
• Palco Principal
19h - Dexter
21h - Flávio Renegado
22h30 - Criolo

- Foto: Divulgação
» PARQUE MUNICIPAL
• Gramado Lago dos Barcos
Cine Pedal Brasil 2016
19h - O menino e o mundo, de Alê Abreu (foto)

23h30 - Bikes vs carros, de Fredrik Gertten

» PRAÇA DA LIBERDADE
19h - Juarez Moreira Trio
20h30 - Rafael Martini

DOMINGO, 10
» PARQUE MUNICIPAL
1h - Sandra de Sá
14h30 - Baianas Ozadas
19h - Lenine

» PRAÇA RUY BARBOSA
13h às 16h - Coletivo Toda Deseo - Campeonato Interdrag de Gaymada

» GUAICURUS
2h30 - Chico César
19h - Marcelo Veronez

» PRAÇA DA ESTAÇÃO
19h - Elza Soares.