Do universo de 5.012 pessoas pesquisadas, 74% não compraram nenhuma obra nos últimos três meses e 30% dos entrevistados nunca compraram um livro. O número de leitores na faixa etária entre 18 e 24 anos aumentou de 53% em 2011 para 67% em 2015.
A leitura ficou em 10º lugar quando o assunto é o que gosta de fazer no tempo livre. Aos não leitores, perguntaram sobre as razões para não terem lido nada nos três meses anteriores à pesquisa e as respostas mais frequentes foram: falta de tempo (32%), não gosta de ler (28%), não tem paciência (13%), prefere outras atividades (10%), dificuldades para ler (9%), sente-se cansado para ler (4%).
LIVRO DIGITAL
O levantamento também mostrou que apenas 4% das pessoas já leram um livro digital em um e-reader (aparelho com esta finalidade).
"O primeiro dado não surpreende, o Brasil é país do tablet e do smartphone", diz Carlo Carrenho, especialista em mercado editorial, do Publishnews. O aumento do número de pessoas que já ouviram falar em e-book era esperado: em 2011, eram 30%; em 2015, 41%. Porém, a maioria ainda não ouviu falar na tecnologia. "Considerando o Brasil, acho que é um número alto, mas seria legal ter um detalhamento melhor sobre a distribuição regional desse dado", diz Carrenho..