Álbum do Metallica ganha certificado de 20x platina nos EUA
O quinto álbum homônimo da banda, chamado de "The Black Album", teve vendas de mais de 20 milhões de cópias
/imgsapp2.uai.com.br/app/noticia_133890394703/2025/05/29/362286/album-do-metallica-ganha-certificado-de-20x-platina-nos-eua_1_35072.png)

Na última quarta-feira (28), o Metallica ganhou um reconhecimento devido ao número de vendas de álbuns nos Estados Unidos.
Leia Mais
De acordo com a Billboard, o quinto álbum homônimo da banda, chamado de The Black Album, recebeu o certificado de 20x platina pela RIAA, com vendas de mais de 20 milhões de cópias.
O site da RIAA confirma que o álbum alcançou o status de duplo diamante, após atingir 10x platina em novembro de 1997.
Segundo a publicação, o disco de 1991 rendeu ao Metallica seu primeiro álbum número 1 nos EUA, apresenta singles como 'Enter Sandman', 'The Unforgiven', 'Nothing Else Matters', 'Wherever I May Roam' e 'Sad But True'. O comunicado destacou que o Black Album 'permanece incontestável como o álbum mais vendido da era Luminate, superando todos os lançamentos em todos os gêneros nos últimos 30 anos'.
Vale lembrar outros álbuns que atingiram a certificação RIAA de platina 20x, como Come On Over, de Shania Twain, e Rumors, do Fleetwood Mac, cujos outros mais de 20 membros incluem Garth Brooks (Double Live), AC/DC (Back in Black), Pink Floyd (The Wall), Led Zeppelin (Led Zeppelin IV) e Billy Joel (Greatest Hits Vol. 1 e 2), entre outros.
Vale destacar que o terceiro álbum do Metallica de 1986, Master of Puppets, alcançou o status de platina 8x com vendas de mais de oito milhões de cópias.
Apresentação do Metallica registra atividade sísmica nos EUA
A apresentação do Metallica no Lane Stadium na Virginia causou uma atividade sísmica na cidade de Blacksburg.
Segundo a Billboard, enquanto os acordes de abertura de Enter Sandman tocaram no show, mais de 60 mil fãs pularam juntos, criando força suficiente para registrar o movimento do solo. O Observatório Sismológico da Virginia Tech, localizado a 1.5 km de distância, detectou tremores durante o show e depois confirmou que a multidão havia feito a Terra tremer.
'O Metallica salvou 'Enter Sandman' para a música final da noite. Não decepcionou, agitando o estádio da pista com tanta força que se registrou no helicordeiro do Observatório Sismológico de Virginia Tech. Nada se compara a experimentá-lo ao vivo, mas esse vídeo de várias câmeras compartilhado pela banda se aproximará bem', informou o site da Virginia Tech.
Vale destacar que os tremores não representaram perigo para o público e o momento rapidamente ganhou o apelido de 'Metallica Quake' nas mídias sociais. De acordo com o Centro de Previsão da Fox, a atividade sísmica era muito pequena para ser classificada na escala Richter.
'A magnitude teria sido inferior a 1,0', disse Martin Chapman, associado de pesquisa do Observatório Sismológico da Virginia Tech. 'Muito pequeno para ser sentido até a uma milha de distância.'
Vale lembrar que o show fez parte da M72 World Tour do Metallica, que apoia seu décimo primeiro álbum de estúdio 72 Seasons.
No mês de abril, o Metallica lançou o primeiro trailer do seu próximo documentário focado nos fãs, dirigido por Jonas Åkerlund, que será exibido em cidades selecionadas na turnê mundial M72 da banda.
'Como alguns de vocês devem saber, trabalhamos nos bastidores nos últimos anos em um novo filme que será lançado ainda este ano, estrelado por vocês! Metallica salvou minha vida explora nosso mundo através de fãs que nos apoiaram através de altos, baixos, fracassos e triunfos por mais de quatro décadas. E sim, estamos um pouco nisso também', disseram em comunicado.