
Lisa revela com qual cantora pop gostaria de fazer parceria
Empresário dedica-se profissionalmente à criação de empresas voltadas para IA
Uma das maiores mentes por trás da Inteligência Artificial no Brasil é o empresário Alan Nicolas, natural de Canoas, Rio Grande do Sul. Considerado por seus seguidores um visionário da tecnologia, Nicolas é conhecido por repensar os limites do mercado digital e o uso da inteligência artificial no Brasil.
A trajetória do empresário começa desde jovem, quando fundou uma empresa de desenvolvimento de sites. Determinado, Alan sentiu que uma das maiores falhas no cenário da época eram as ferramentas limitadas, que impediam a produção de conhecimentos inovadores. Ele descobriu então o mercado digital, um termo deveras elegante que designa as atividades comerciais realizadas no ambiente virtual. Em outras palavras, é uma oportunidade em cheio para empreendedores ou aspirantes a negócios digitais.
Assim, a partir desta perspectiva e de projetos de coprodução, Alan Nicolas fundou uma empresa de marketing direto (que faz trabalhos de alcance para públicos específicos e mais individualizados, com estratégias como e-mail marketing), que atingiu a marca impressionante de mais de 150 milhões de reais em faturamento. Alguns anos depois, ele vendeu a empresa para repensar o futuro e redescobrir sua vocação.
Durante este ano sabático, o empresário, movido pela curiosidade, mergulhou no estudo da Inteligência Artificial. Ele percebeu nela não apenas uma ferramenta para automatizar processos e ganhar eficiência, mas, como ele diria, seria responsável por uma revolução iminente que afetaria todos os aspectos da vida humana. De acordo com Alan Nicolas, o conhecimento precisa ser transformado rapidamente em soluções práticas antes que se torne obsoleto, comprometendo o futuro das empresas.
Pensando numa automatização voltada para a solução de problemas, Nicolas declarou como missão construir o maior ecossistema de empresas de inteligência artificial do Brasil, que inclui iniciativas em educação, serviços, consultoria, aceleradoras de startups, e até mesmo uma ONG para retribuir o impacto positivo gerado. O resultado foi uma comunidade de mais de 5 mil alunos que continua em expansão.
Com o método de treinar a capacidade de validar ideias que gerem resultados instantâneos, o empresário atrai jovens empreendedores e influenciadores que desejam aplicar a Inteligência Artificial em seus negócios. Além de seus aprendizes, ele aconselha mais de 165 mil seguidores em suas redes sociais sobre os benefícios da IA, as melhores ferramentas e como aplicar seus usos.
Alan Nicolas também revela um interesse pessoal nesta meta profissional. A partir do nascimento do seu primeiro filho, o empresário tem se dedicado a tornar seus empreendimentos eficazes para tomar menos tempo de trabalho. Assim, ele pode ajudar seus alunos e a si mesmo a construir uma melhor qualidade de vida.
'Sair do lugar que saí para chegar aonde estou é um grande acontecimento, mas tiveram momentos cruciais na minha jornada que definiram minha vida, como o momento em que minha esposa esteve entre a vida e a morte em uma cama de hospital, e eu tive que trabalhar usando um notebook para vender infoprodutos enquanto a acompanhava, para conseguir pagar o tratamento de que ela precisava', contou.
Considerando a si próprio um 'filósofo futurista', Alan Nicolas é movido pelo propósito da inovação, que aceita as mudanças e prepara os seus estudantes e negócios para a chamada 'Revolução da Inteligência Artificial', que apesar de dar frutos neste ano, será em 2025 que acontecerá o verdadeiro impacto.
'Faço questão em compartilhar minha experiência de forma didática e compreensível, assim como compartilhar com os meus alunos todo o conhecimento necessário para que eles possam prosperar diante dessa nova era de Inteligência Artificial', afirma.