UAI

Jovem Pan exibe macaco após crítica de comentarista sobre ativistas negros

Nas redes sociais, internautas indicam que a ação é uma clara demonstração racista

Jovem Pan News exibe macaco após crítica de comentarista sobre ativistas negros Reprodução/Jovem Pan News
Douglas Lima - Especial para o Uai clock 18/02/2024 19:02
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp SIGA NO google-news

A Jovem Pan News se envolveu em mais uma polêmica na última sexta-feira (16/02), quando foi acusada de relacionar a população negra com macacos. O deslize do canal aconteceu durante a transmissão do Pânico.

Leia Mais

Tudo aconteceu quando André Alba criticava os ativistas de questões raciais no Brasil quando a câmera do estúdio exibiu um homem fantasiado de macaco, o mascote do programa, foi duramente criticado por surgir em uma hora inoportuna.

 

O comentarista fez duras críticas aos ativistas da causa negra, a quem chamou de "turma da lacração". Para exemplificar, ele citou American Fiction, comédia que satiriza estereótipos da sociedade. "Esse filme, American Fiction, faz a crítica de uma vertente desse pensamento woke, e ele é muito bem feito", explicou ele, referindo-se à gíria norte-americana usada para indicar um posicionamento político.

 

"Para quem gosta de assistir a um filme que faz críticas, esse está indicado ao Oscar. É um filme que fala de como essa agenda vê, por exemplo, os negros. O negro tem um padrão, um clichê", acrescentou o profissional.

 

Enquanto Alba comentava sobre os negros, a câmera foi direcionada para o rapaz fantasiado de macaco no estúdio da atraçaõ. Sem perceber a situação, o comentarista prosseguiu sua linha de raciocínio, mas foi cortado por Emilio Surita. "Agora ele está fazendo essa graça aí com o macaco. Tira o macaco daí!", disse o apresentador.

 

A cena virou alvo de muitas críticas nas redes sociais, no X, antigo Twitter, usuários acusaram o canal de notícias de ter agido com racismo. "O ano é 2024 e o Pânico segue na sua jornada de cometer todos os crimes que é possível pra um programa de TV/internet. Não que racismo seja novidade pra eles, mas isso aqui", disse um internauta. "A mensagem subliminar que eles quiseram passar está muito evidente. Um absurdo, mas partindo da Jovem Pan, não surpreende", detona outro. "Notem que no exato momento em que o rapaz que critica a 'turma da lacração que passa dos limites', diz a palavra negros, a câmera corta para o macaco. E os ofendidos são uns exagerados na visão dessa gente", criticou uma terceira. "Eu tenho um arrependimento muito grande. Eu amava esse programa e pensava iguais eles (não com racismo, aí já é demais), e isso às vezes me magoa muito. O mesmo sentimento de tomar vodca barata e ver as merdas que tu fez no outro", reforçou mais um.

 

Confira, abaixo, o momento:

compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp