
Pai e filha? Antônio descobre segredo bombástico de Aline em Terra e Paixão: 'Rica e poderosa!'
Peça publicitária comemorava os 70 anos da estatal de petróleo; formato era inédito na história da emissora
Muitos telespectadores que assistiam ao Jornal Nacional na última terça-feira (03/10), foram surpreendidos por um comercial da Petrobras. A peça publicitária de apenas dois minutos foi transmitida logo no início do telejornal, em horário nobre, e custou cerca de R$ 3,8 milhões à estatal.
De acordo com as informações do jornal Folha de S. Paulo, a campanha, intitulada "Todo futuro tem um começo", ocupou o espaço entre o anúncio das manchetes apresentadas por William Bonner e Renata Vasconcellos no começo do noticioso e a transmissão das reportagens produzidas.
Vale destacar, que a peça publicitária em comemoração os 70 anos da estatal de petróleo, e o tempo de 120 segundos é extralongo para o padrão da publicidade na TV —as propagandas costumam ter 30 segundos, no máximo um minuto. O formato inédito na história da emissora foi negociado diretamente entre a Petrobras e a TV Globo.
No meio publicitário, a prática é chamada de "golden break". A transmissão de um "golden break" de 1 minuto no JN custa cerca de R$ 1,9 milhão, segundo a tabela de preços da emissora. A Petrobras, no entanto, ocupou dois minutos de tempo de tela, o que subiu ainda mais o valor de investimento.
O comercial, produzido pela agência publicitária Ogilvy, passa pelos principais momentos da história da estatal nessas sete décadas, como o movimento "O Petróleo É Nosso" (que levou à criação da empresa, em 1953) e a descoberta do pré-sal, em 2008.
Confira, abaixo, a campanha da Petrobras: