UAI

Do anonimato ao sucesso: o que aconteceu com o elenco da Pantanal antiga, de 1990?

Artistas marcaram época na produção exibida pela Manchete

Reprodução Reprodução
Redação - Observatório da TV clock 24/07/2022 18:25
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp SIGA NO google-news

Pantanal faz muito sucesso na Globo atualmente, assim como na Manchete em 1990. A novela de Benedito Ruy Barbosa representa um marco na TV brasileira, seja pela história ou pelo elenco.

Atualmente, vemos muitos atores brilhando na adaptação. Mas, e os artistas da primeira versão, quem são e o aconteceu com eles?

Cláudio Marzo, que encabeçou o elenco há trinta anos atrás, faleceu em 2015, vítima de complicações pulmonares. Ele interpretou três personagens na trama: o velho Joventino, José Leôncio e o Velho do Rio.

Jussara Freire, a Filó, continua brilhando em várias novelas. Ela esteve no elenco da recente Quanto Mais Vida, Melhor!, que representou seu retorno à Globo após um período na Record TV. Já Tânia Alves, a Filó na primeira fase, está gravando uma série da Netflix.

Marcos Winter, o Jove, também está na ativa. Seu último trabalho foi Reis, na Record TV. Cristiana Oliveira, a Juma, ficou muito famosa. Ela também fez novelas na Globo e no canal do bispo. Atualmente é empresária do ramo de cosméticos. Além disso, ajudou na produção da Pantanal de 2022.

Ittala Nandi, a Madeleine, se dedica a projetos paralelos e tem desejo de ganhar um bom papel na Globo. Ingra Lyberato, a personagem na primeira fase, fez Gênesis e tem um canal no Youtube.

Carolina Ferraz, a Irma, é apresentadora do Domingo Espetacular, da Record TV. Elaine Cristina, que interpretou a personagem depois, também tem um canal no Youtube atualmente.

Nathalia Timberg, a Mariana, continua no casting da Globo. Sua última novela foi A Dona do Pedaço, em 2019. Já Sérgio Britto, o Antero, faleceu em 2011, aos 88 anos.

Paulo Gorgulho, o José Leôncio na juventude e Zé Lucas na última fase, é um aclamado ator e diretor. Ele fez vários trabalhos na Record TV e na Globo. Ganhou o papel do Velho Ceci no primeiro capítulo do remake de Pantanal.

Marcos Palmeira, o Tadeu, dispensa apresentações. Atualmente, ele é José Leôncio na Pantanal de 2022, em mais um grande papel na sua longa carreira.

Muitos sumiram da TV

Do núcleo Tenório, a maioria sumiu da TV. Antônio Petrin, que foi o coronel, fez uma série de trabalhos, mas está afastado das telinhas desde 2016. Além disso, o veterano se recusa a dar qualquer declaração sobre Pantanal.

Luciene Adami, a Guta, fez poucos trabalhos após a novela. Ela se dedica a séries e já deu aulas de Teatro. Animada com o remake, usa seu Instagram para postar cenas icônicas da trama original.

Angela Leal, a Maria Bruaca, não sente vontade de voltar a fazer novelas. Por isso, faz trabalhos esporádicos, como um filme ao lado de sua filha, Leandra Leal.

Rosamaria Murtinho, a Zuleica, também se afastou da TV após diversas obras na Globo. O mesmo aconteceu com Tarcísio Filho, o Marcelo, que faz séries atualmente.

Ernesto Piccolo, o Renato, se dedica à carreira de diretor. Já Eduardo Cardoso, o Roberto, mora nos Estados Unidos e tem outra profissão. Total anonimato.

Ângelo Antônio, o Alcides, emendou vários trabalhos. Em breve, ele será visto na novela Todas as Flores, do Globoplay. Giovanna Gold, a Zefa, revelou que pretende voltar à TV, mas recebe poucos convites.

João Alberto Pinheiro, o Zaqueu, faleceu um ano após a novela. Aclamado cantor, morreu aos 31 anos, vítima de complicações do vírus HIV.

Outros atores

Andrea Richa, a Muda, também vive no anonimato. Formada em Jornalismo, até hoje ela é reconhecida pelo trabalho em Pantanal.

Sérgio Reis, o Tibério, se enveredou na política e continua na carreira de cantor. Almir Sater, o Trindade, participa da Pantanal de 2022 como o chalaneiro Eugênio.

José de Abreu, o Gustavo, vai aparecer na próxima novela das seis da Globo, Mar do Sertão. Flávia Monteiro, a Nalvinha/Nayara, fez Chiquititas e várias tramas na Record TV.

Cássia Kis, a Maria Marruá, será a grande vilã de Travessia, próxima novela das nove da Globo. José Dumont, o Gil, também foi escalado para Mar do Sertão, mesma novela em que estará Enrique Diaz, o Francisco na Pantanal antiga.

Este post Do anonimato ao sucesso: o que aconteceu com o elenco da Pantanal antiga, de 1990? foi publicado primeiro no Observatório da TV.
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp