
Movimento Country celebra 25 anos com reinvenção no sertanejo
Por Movimento Country
O cantor Zé Neto, da dupla Zé Neto e Cristiano, e sua esposa, Natália Toscano, foram vítimas de chantagem depois que um vídeo de sexo íntimo do casal foi vazado. O sertanejo revelou que já havia pagado para evitar a exposição do material, mas as ameaças voltaram em um momento delicado da família - enquanto sua esposa estava grávida do segundo filho.
'Infelizmente, os esforços empreendidos na ocasião não foram suficientes e, há menos de um mês, o autor do vídeo retomou as ameaças, talvez aproveitando-se do momento da segunda gestação', declarou o cantor à Folha de S.Paulo.
Apesar do impacto emocional e familiar, Zé Neto não confirmou se está tomando medidas judiciais contra o responsável pelo vazamento e as ameaças.
LEIA TAMBÉM: Eduardo Costa sofre derrota na justiça e tem seu Habeas Corpus negado em processo envolvendo Fernanda Lima
Casos como esse não são raros no meio artístico. Advogados especialistas no assunto alertam que a prática de chantagem envolvendo vídeos de sexo pode ser classificada como extorsão, crime com pena de quatro a dez anos de reclusão, além de multa.
'Se uma pessoa exige compensação financeira para não divulgar um material íntimo de outra, isso pode ser considerado extorsão', afirma o advogado criminalista Ângelo Carbone.
O advogado Douglas Oliveira, especialista em direito digital, destaca que o vazamento de vídeos de sexo e nudes acontece mais frequentemente com mulheres.
'O crime pode ocorrer tanto por invasão de dispositivos de informática quanto por meio de ameaça, quando um ex-parceiro ou alguém próximo detém as imagens e pressiona a vítima insinuando sua divulgação', explica Oliveira.
Nesses casos, a conduta pode se enquadrar como crime de ameaça, que prevê pena de um a seis meses de reclusão ou multa.
Para o advogado Guilherme Guimarães, especialista em segurança da informação, denunciar é essencial. 'A situação é grave e deve ser levada imediatamente às autoridades'.
LEIA TAMBÉM: Frei Gilson: Quem é o Padre que está revolucionando a música católica?
De acordo com especialistas, vítimas de vídeos de sexo amador vazados devem seguir alguns passos para buscar justiça e impedir a propagação do material:
Se o conteúdo divulgado envolve menores de idade, as consequências são ainda mais graves. Caso o autor do vazamento também seja menor, ele será julgado conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente, com penalidades menos severas. Entretanto, os pais do responsável podem ser obrigados a pagar indenização por danos morais à vítima.
Já se um adulto divulga vídeos de sexo de menores, a pena pode ser ainda mais rígida, chegando a oito anos de prisão e multa.
O caso de Zé Neto levanta um alerta sobre os riscos da exposição na internet e a necessidade de reforçar a segurança digital. O vazamento de vídeos de sexo amador e a chantagem envolvendo conteúdo íntimo são crimes sérios que podem gerar impactos devastadores para as vítimas.
Mario Kart World Direct dá novos detalhes: jogo será lançado em português do Brasil
Gratuito: o que fazer em Contagem até 20 de abril
1º Fórum EAI! Jogos acontece em 26 de abril
Apple avalia expandir montagem de iPhones no Brasil para driblar tarifaço de Trump, diz EXAME