UAI

Gusttavo Lima e equipe teria proibido intérprete de Libras em show

A profissional veio a público e falou sobre a falta de empatia do cantor sertanejo com pessoas surdas

Gusttavo Lima e equipe teria proibido intérprete de Libras em show em Teresina, no Piauí Reprodução/Instagram
Douglas Lima - Especial para o Uai clock 17/07/2023 10:41
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp SIGA NO google-news

Gusttavo Lima e sua equipe foram acusados de expulsar uma intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) de um show em Teresina, no Piauí na última sexta-feira (14/07). Arielle Paiva foi até as redes sociais para fazer um desabafo após ter sido impedida de subir no palco do cantor para tornar a apresentação inclusiva.

Leia Mais

"Infelizmente a comunidade surda sofreu com a exclusão e falta de acessibilidade [...] Mesmo avisando a produção deles que tinha surdos presentes e que eles precisavam de acessibilidade, ainda sim negaram a acessibilidade no seu show", iniciou.

 

Em uma sequência de vídeos, a profissional disse que a empresa que produziu o evento, que a contratou, teria ainda insistido para que a entrada fosse liberada, mas não foram atendido e, por isso, ela não pode ficar na apresentação.

 

"Total repúdio com esse ato desumano e falta de empatia com as pessoas surdas. Não podemos deixar ficar assim, pois a Kalor produções contratou os intérpretes de libras para fazer acessibilidade, mas a equipe do artista não aceitou", destacou.

 

No vídeo, ainda é possível ver um grupo de fãs deixando o local do show devido à ausência de intérprete no palco. Vale destacar, que a presença de um intérprete de Libras é obrigatório em eventos públicos, segundo a lei municipal nº 5920, sancionada em maior de 2023. A lei municipal tem como base a Lei federal nº 10436, que reconhece a Libras como meio legal de comunicação e expressão para a comunidade surda.

 

O Conselho municipal de defesa dos direitos de pessoas com deficiência (CONADE-TE) entrou na briga e e emitiu uma nota de repúdio contra o sertanejo. "Durante o referido evento de ontem, 14 de julho, a equipe do cantor proibiu a presença de profissionais intérpretes de Libras no palco, mesmo estes profissionais sendo contratados por uma empresa local", argumentaram.

 

"Tal atitude configura-se como crime, visto que não houve respeito e cumprimento às leis que preconizam o direito linguístico da pessoa surda: a Lei N° 5.920, de 29 de maio de 2023, que determina a obrigatoriedade de inclusão de intérprete de Libras em eventos públicos realizados no município de Teresina, e que reconhece a Libras como comunicação oficial e institui a política de inclusão das pessoas com deficiência", diz o comunicado.

 

Após a repercussão do caso, a assessoria de imprensa de Gusttavo se pronunciou sobre o assunto. Eles alegaram que a demanda pela necessidade de um intérprete de Libras não chegou até a produção da apresentação.

 

"O produtor ficou lá o tempo todo, inclusive a parte da tarde toda. Ele disse que ninguém o procurou para falar sobre a necessidade de um intérprete de Libras. Ninguém falou nada, nem o contratante, nem o produtor local", defendeu.

compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp