O Portal Uai te leva para o show do Bruno Mars no Mineirão; saiba como
Valtinho Jota lança álbum que pode ser indicado ao Grammy Latino
Com longa história no mundo da música, o cantor, compositor, músico, produtor e instrumentista se prepara para alcançar um dos grandes objetivos da carreira
Com mais de 30 anos de carreira, Valtinho Jota é um artista completo. Cantor, músico, produtor, arranjador, instrumentista e compositor, escreveu canções de sucesso, reunindo ao todo, mais de 500 singles que já foram interpretados por grandes nomes da música brasileira.
Leia Mais
Nascido na Zona Sul de São Paulo e agora morando em Portugal, ele acaba de lançar seu terceiro álbum em carreira solo, mostrando ao mundo a riqueza da nossa MPB (Música Popular Brasileira). "Estou divulgando o álbum, cumprindo a agenda de TVs aqui em Portugal e alguns programas para a África", conta.
Vislumbrando uma indicação ao Grammy Latino, Valtinho revela que este é um de seus grandes sonhos. "Espero fazer parte desse seleto grupo de artistas, tendo a honra de ser selecionado para concorrer com meu álbum, Ancestralidade", destaca.
Com um álbum visceral e intenso, o artista conta que "fez questão de expressar gratidão aos ancestrais, dando vida a histórias vividas em algum lugar do passado, cantando sobre os Orixás das religiões de matriz africana".
Na faixa Pedras, que canta com a filha Luiza, Valtinho Jota fala que escreveu a canção a pedido da própria herdeira. "Ela perguntou se eu poderia compor algo sobre as pedras, já que ela coleciona e conhece todos os significados", conta o artista. E revela que decidiu incluir Luiza na música a pedido da esposa, eternizando a conexão entre pai e filha.
Outro destaque do disco é a capa, criada pelo designer Willian Aires, com auxílio de uma ferramenta de inteligência artificial, recriando a cena do cantor e compositor, ainda criança, ao lado da falecida avó, em uma aldeia africana.
Nossa ancestralidade nos trouxe aqui
O músico conta que sua história no mundo da música começou aos 15 anos, quando iniciou as aulas de cavaquinho, instrumento que compartilha a paixão junto aos tios-avôs, que também eram músicos.
"Embora eu não os tenha conhecido, acredito que de alguma forma, ouvir as histórias contadas pela minha avó, tenha me influenciado e despertado algo que já trazia no sangue", revela.
Aos 16 teve sua primeira experiência profissional, ao lado do ídolo Almir Guineto. Grupo Pixote, Daniel, Inimigos da HP, Netinho de Paula, Jeito Moleque, Katinguelê, além de novelas como Chiquititas e Carrossel estão no currículo de Valtinho. Gravou duetos com alguns dos maiores artistas do país, como Zeca Baleiro, Leci Brandão, Jair Oliveira, Targino Gondim e Roberta Campos.
Ele também foi vocalista de uma das maiores bandas de R&B do Brasil, Sampa Crew, onde deixou seu legado com inúmeros sucessos. "Entrei na música sem conhecer ninguém, hoje me vejo trabalhando ao lado de grandes artistas. A palavra "impossível" não faz parte do meu dicionário", declara.
Teve o privilégio de trabalhar com o renomado produtor musical Moogie Canazio, que coleciona mais de 40 indicações aos prêmios Grammy Awards e Grammy Latino.
Agora em uma nova parceria com Jorge Vercillo, que deve ser lançada ainda este ano, ele relembra com carinho de sua trajetória e sonha em continuar levando sua música pelo mundo. "Meu maior sonho é continuar espalhando minha arte, levando amor e alegria para as pessoas por meio das minhas canções, sejam elas gravadas por mim ou por outros artistas, que há tantos anos dão vida às minhas composições", exalta.
Últimas Notícias
Uai Indica
-
Sou BH
Custo de vida: Cesta básica em BH sobe 3,67% em novembro e chega a R$ 753,90
-
Sou BH
Casa do Papai Noel abre nesta quarta (11) no Parque do Palácio com visita gratuita
-
Sou BH
Fernando Sabino ganha memorial em Belo Horizonte com programação cultural
-
Sou BH
Aplicativo facilita denúncias de assédio e importunação sexual em ônibus de BH