UAI

Sepultura anuncia fim da banda e turnê de despedida por 40 países

Grupo fundado há quarenta anos pelos irmãos Cavalera em Belo Horizonte encerra projeto com uma turnê de despedida dos palcos, que deve ser iniciada em 2024

Sepultura anuncia fim da banda musical e turnê de despedida por 40 países Divulgação/Marcos Hermes/Reprodução/Instagram
Douglas Lima - Especial para o Uai clock 08/12/2023 12:41
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp SIGA NO google-news

O Sepultura anunciou, nesta sexta-feira (08/12), o fim da banda com uma turnê de despedida dos palcos, que deve ser iniciada em 2024, data em que o grupo mineiro completa 40 anos de formação.

Leia Mais

O fim do projeto foi divulgado em uma entrevista transmitida via canal de YouTube. Batizada de Celebrating Life Through Death, em tradução livre Celebrando a vida através da morte, a turnê passará por 40 países e terá 18 meses de duração a partir de março do ano que vem.

 

A primeira parada será no dia 1º de março, no Arena Hall, em Belo Horizonte. Depois, o grupo segue por outras cidades do Brasil e de outros países da América e Europa.

 

"É a última turnê. A gente vai parar porque é o melhor momento da história da banda e saímos de cena de uma forma muito tranquila", declarou o guitarrista Andreas Kisser, que reforçou que a banda tem boa relação. "Hoje, a gente tem uma condição fantástica entre a gente. A gente sai de cena tranquilo e em paz com a gente mesmo. Não é um momento triste, é de celebração", acrescentou.

 

A despedida será marcada com o lançamento de um álbum ao vivo. O trabalho contará com 40 faixas gravadas em 40 diferentes apresentações ao redor do mundo.

 

Fundado em 1984 pelos irmãos Max e Igor Cavalera, ainda adolescentes, na capital mineira, em Minas Gerais, o Sepultura se tornou o grupo brasileiro de heavy metal de maior sucesso da história.

 

A formação atual inclui o baixista Paulo Xisto Júnior, o guitarrista Andreas Kisser (desde 1987), o vocalista Derrick Green (desde 1997) e o baterista Eloy Casagrande (desde 2011).

 

A banda vendeu cerca de 20 milhões de cópias de seus álbuns em todo o mundo, influenciando inúmeras bandas a partir dos anos 1990. Os discos mais notáveis foram: Beneath the Remains (1989),  Arise (1991), Chaos A.D. (1993) e Roots (1996).

 

O mais recente, Quadra, lançado em fevereiro de 2020, alcançou o Top 20 em 7 paradas internacionais, sendo o mais bem-sucedido desde a era clássica. Vale destacar, que grupos famosos como Slipknot, System of a Down e até Björk já listaram o Sepultura entre suas referências musicais.

compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp