UAI

Trilha sonora de Mulheres Apaixonadas desbancou Xuxa e Roberto Carlos

Novela inovou com o lançamento de um CD duplo, hits atrás de hits ajudaram a vender mais de 1 milhão de cópias, levando a gravadora lançar um segundo volume

Trilha sonora de Mulheres Apaixonadas desbancou Xuxa e Roberto Carlos Divulgação
Douglas Lima - Especial para o Uai clock 29/06/2023 14:52
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp SIGA NO google-news

Clássico da dramaturgia brasileira, a novela Mulheres Apaixonadas (2003) de Manoel Carlos, está no ar no Vale a Pena Ver de Novo. A trama não foi apenas um sucesso de audiência na TV Globo, mas também um fenômeno no mercado fonográfico por conta de sua trilha sonora marcante e cheia de hits que conquistaram o público e são lembradas até hoje.

Leia Mais

Sucessos nacionais e internacionais como Velha Infância, dos Tribalistas, Mais Uma Vez, de Renato Russo, I’m With You, de Avril Lavigne, Amor Maior, de Jota Quest, Dois Rios, de Skank, Imbranato, de Tiziano Ferro, Vivir Sin Aire, do Maná, Don’t Know Why, de Norah Jones e muitas outras músicas.

 

À época, a trilha fez tanto sucesso, que foram lançados 2 discos com as canções da telenovela. O primeiro volume trazia Diogo (Rodrigo Santoro) na capa, em disco duplo, dividido entre as faixas. Foram vendidos um milhão de cópias do CD, levando a gravadora Som Livre a lançar um segundo volume com mais melodias, que seguia o mesmo modelo do primeiro, com Edwiges (Carolina Dieckmann) na capa.

 

O CD duplo, foi o item mais vendido daquele ano, à frente de dois grandes nomes da música: o Rei, Roberto Carlos e a eterna Rainha dos Baixinhos, Xuxa, que ficaram em segundo e terceiro lugar com os álbuns Pra Sempre e Só para Baixinhos 4, respectivamente. A obra vendeu quase 600 mil cópias – o que dá cerca de 1,2 milhão de discos.

 

Em Mulheres Apaixonadas, a vendagem surpreendeu a Som Livre e levou ao lançamento de um terceiro disco, o volume 3, com Cláudio (Erik Marmo) na capa e também bem-sucedido. A telenovela abordou dramas como violência doméstica, alcoolismo, maus-tratos aos idosos, ciúme, câncer, relacionamento homoafetivo e "manutenção da castidade" por indicação religiosa.

 

A história de Helena (Christiane Torloni) foi permeada pela melodia de Preciso Aprender a Ser Só, de Maria Bethânia. A protagonista também tinha como tema The Way You Look Tonight, de Rod Stewart, para as cenas de romance com César (José Mayer).

Imbranato, canção de Tiziano Ferro que acompanhava o amor proibido de Estela (Lavínia Vlasak) com padre Pedro (Nicola Siri), fez um sucesso enorme no Brasil. Chegando a ser regravada na versão em português, Apaixonado, pela dupla sertaneja Hugo e Tiago.

Outra música que estourou na época foi Velha Infância, hit dos Tribalistas, que embalou a história do casal, Edwiges (Carolina Dieckmann) e Cláudio (Erik Marmo), além do clássico Mais Uma Vez de Renato Russo (1960-1996).

A voz marcante de Gal Costa (1945-2022) está em Amor em Paz, tema de Luciana (Camila Pitanga). Já Lorena (Susana Vieira) tinha duas músicas: Eu e a Brisa e Você - a segunda para os momentos em que se envolvia com Expedito (Rafael Calomeni).

Norah Jones dava o tom para os dramas de violência doméstica vivido por Raquel (Helena Ranaldi) com Don't Know Why. Enquanto I'm With You, de Avril Lavigne, ilustrava as cenas de Fred (Pedro Furtado).

Já a história do casal adolescente Clara (Alinne Moraes) e Rafaela (Paula Picarelli) foi embalada pela melodia de Vivir Sin Aire do grupo mexicano Maná.

A trilha sonora nacional ainda traz Amor Maior, de Jota Quest; Dois Rios, do Skank; Eu Sou Assim, de Luiza Possi, Incondicionalmente, de Capital Inicial; Todo Errado, de Caetano Veloso e Jorge Mautner; Onde Anda Você, de Cauby Peixoto (1931-2016) e Ângela Maria (1929-2018); Meditação, de Nara Leão (1942-1989); Não Tem Solução, por Nana Caymmi; entre outros.

 

Já as faixas internacionais são lembrandas por Nothing at All, de Santana e Musiq; You Belong to Me, de Jennifer Lopez; Misunderstood, de Bon Jovi; Sexed Up, Robbie Williams; Noche de Ronda, de Paolo Conte; Te Dejo Madrid, de Shakira; Hurt You So Bad, de Crazy Town; I've Got You Under My Skin, de Diana Krall; La Vie en Rose, de Tony Bennett & K.D. Lang; Tell Me About It, de Natalie Cole e Fly Me To The Moon, de Peter Jones.

compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp