UAI

Luana Piovani viraliza ao se definir como 'evangélica macumbeira'

Revelação aconteceu durante sua participação no videocast 'Conversa Vai, Conversa Vem'

atriz em foto Divulgação TV Globo
Luana Piovani fala sobre espiritualidade e viraliza após se definir como 'evangélica macumbeira'
Redação Entretenimento clock 10/04/2026 07:57
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp SIGA NO google-news

 
Em uma fase de transformação pessoal, Luana Piovani contou que passou por uma mudança espiritual recente e afirmou se identificar atualmente como "evangélica macumbeira". A revelação aconteceu durante sua participação no videocast "Conversa Vai, Conversa Vem", onde ela falou abertamente sobre a aproximação com religiões de matriz africana.

Leia Mais


Ao comentar o momento que está vivendo, a atriz não escondeu a empolgação com a descoberta. "Acabei de me tornar macumbeira e estou muito feliz e orgulhosa. Sou fofa de nascida, mas de criada sou Iansã", disse. Em seguida, explicou que essa escolha não foi impulsiva, mas resultado de um interesse antigo que amadureceu com o tempo.

Refletindo sobre esse processo, ela destacou que levou anos até se sentir pronta para dar esse passo. "Levei anos tendo curiosidade, sem saber se era a hora e se eu realmente queria. Mas chega num momento da vida... 50 anos, né? Sou virginiana, adoro ciclos terminados", afirmou.

Ao aprofundar o tema, Luana relacionou sua espiritualidade com a própria identidade cultural. "Observo meu entorno: sou brasileira, tudo que é de matriz africana me interessa, é meu povo, minha música, meu DNA. Fui crescendo e virando cada vez mais cidadã. Existir é político", declarou.

A artista também relembrou uma viagem marcante que contribuiu para essa virada. "Fui para Salvador, era a hora de eu ir num terreiro e me aproximar de algo com que me identifico tanto", contou. Para ela, a espiritualidade está diretamente ligada a valores universais. "Para mim, a espiritualidade é lógica pelo viés do bem, do amor, da natureza, a grande deusa", completou.

Durante a conversa, Piovani ainda abordou sua relação com a fé evangélica, que teve início na infância por influência da avó. "Minha avó, que me levou para a Igreja Adventista do Sétimo Dia, deve estar dando volta no caixão. Li a Bíblia, fui para Israel, sempre gostei muito da cultura judaica por conta do Velho Testamento", afirmou.

Na sequência, fez críticas ao cenário atual de parte do segmento religioso. "Religião é reverenciar e respeitar a natureza, os seres humanos, a diversidade, pregar o amor. Deus é amor. Seja os diferentes nomes que possa ter", disse, antes de acrescentar:

"O evangélico de hoje é o que há de pior no ser humano. Virou o protótipo de um ser desprezível. Virou uma indústria política".

Ao encerrar, reforçou seu posicionamento de forma direta. "Sou evangélica e tenho lugar de fala para dizer: a maioria dos evangélicos hoje é uma raça que pelo amor de Deus! Achou ruim? Come menos! Caguei para vocês!", declarou.
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp
x