UAI

Carnaval 2026: Unidos do Viradouro é campeã com volta de Juliana Paes

Escola de Niterói assume liderança na metade da apuração e confirma o título em disputa acirrada na Sapucaí

atriz em foto Reprodução Instagram/@iude
Com Juliana Paes de volta, Viradouro é a grande campeã do Carnaval do Rio de Janeiro em 2026
Redação Entretenimento clock 18/02/2026 17:18
compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp SIGA NO google-news

 
A escola Unidos do Viradouro, que tem como rainha a atriz Juliana Paes, consagrou-se campeã do Carnaval do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (18), garantindo a vitória de mais da metade da apuração no Rio, após uma apuração tensa no Sambódromo da Sapucaí.

Leia Mais

 

Neste ano, a agremiação apostou em um enredo que reverencia Moacyr da Silva Pinto, o consagrado Mestre Ciça, transformando sua trajetória em samba. Figura emblemática do carnaval carioca, o mestre de bateria construiu uma carreira marcada por passagens de destaque em diversas escolas, mas viveu momentos decisivos na Unidos do Viradouro.

 

Antes de consolidar sua história na vermelho e branco, Mestre Ciça comandou a bateria da Estácio de Sá entre 1988 e 1997. Em 1998, seguiu para a Unidos da Tijuca e, no ano seguinte, iniciou uma longa jornada na Viradouro, onde permaneceu até 2009. Apesar de uma breve saída, retornou à escola em 2019 e voltou a brilhar, participando das conquistas dos títulos de 2020 e 2024.

 

A avaliação das escolas levou em conta nove quesitos, cada um podendo ser fracionado em até três subcritérios, com peso máximo de quatro pontos na soma final. Foram analisados: Alegorias e Adereços, Bateria, Comissão de Frente, Enredo, Evolução, Fantasias, Harmonia, Mestre-Sala e Porta-Bandeira e Samba-Enredo.

 

Ao todo, 54 jurados ficaram responsáveis por atribuir notas às 12 agremiações que passaram pela Sambódromo da Marquês de Sapucaí ao longo de três noites de espetáculo. Os desfiles começaram no domingo (15) e se estenderam até terça-feira (17).

 

Na primeira noite, cruzaram a avenida a Acadêmicos de Niterói, a Imperatriz Leopoldinense, a Portela e a Estação Primeira de Mangueira. Já na segunda-feira, foi a vez da Mocidade Independente de Padre Miguel, da Beija-Flor de Nilópolis, da Unidos do Viradouro e da Unidos da Tijuca encantarem o público.

 

Encerrando a programação, desfilaram na terça-feira a Paraíso do Tuiuti, a Unidos de Vila Isabel, a Acadêmicos do Grande Rio e a Acadêmicos do Salgueiro.

 

As seis primeiras colocadas voltam à Sapucaí no sábado (21) para o tradicional Desfile das Campeãs, quando as vencedoras retornam à avenida para celebrar o resultado diante do público.

 

compartilhe icone facebook icone twitter icone whatsapp
x